Ação 'Verão Seguro' faz alerta e dá orientações sobre a violência contra a mulher em Búzios
Segundo a prefeitura, de janeiro de 2021 até 2024, mais de 400 mulheres já foram atendidas no Ceam
A Secretaria da Mulher de Búzios promove o 'Verão Seguro' na cidade nas últimas semanas, como parte da campanha 'Búzios Por Elas', que busca sensibilizar sobre as diversas formas de violência contra as mulheres.
Desde o início do ano, equipes da Secretaria da Mulher percorrem comércios e praias da cidade para conscientizar moradores, turistas e comerciantes sobre as diferentes formas de violência de gênero e os canais disponíveis no município para obter ajuda.
Segundo a administração municipal, nos estabelecimentos comerciais, a abordagem visa garantir o cumprimento da Lei Municipal nº 1.577/2020, que estabelece a obrigatoriedade de afixar avisos com o 'Disque 180'.
Além disso, conforme a prefeitura, a iniciativa está efetuando a disponibilização de adesivos e cartazes com informações sobre as diversas formas de violência contra a mulher.
A equipe técnica do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) também oferece aos estabelecimentos comerciais a capacitação de colaboradores para a elaboração conjunta de protocolos de apoio e segurança às mulheres vítimas de violência atendidas nesses locais.
A prefeitura informou que a capacitação pode ser agendada pelo telefone (22) 99608-2791.
Panfletos com informações sobre as diversas formas de violência contra a mulher são distribuídos nas ruas da cidade | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios
Em Búzios, o combate à violência contra a mulher tem sido intensificado por ações realizadas pela Secretaria da Mulher. Durante o carnaval, o bloco 'Não é Não' volta às ruas com a primeira saída programada para o dia 2 de fevereiro.
Casos na cidade
Ao Portal Multiplix o governo municipal informou, que a Secretaria da Mulher possui dois equipamentos de atendimento às mulheres:
- Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam)
- Casa da Mulher Buziana
O primeiro, é um serviço municipal de atendimento às mulheres em situação de violência, onde já foram atendidas, de janeiro de 2021 até 2024, 494 mulheres e foram realizados 3.193 atendimentos técnicos realizados por assistentes sociais, psicólogas e advogada.
Já a Casa da Mulher Buziana, é um espaço de capacitação profissional e empoderamento das mulheres do balneário. Ao todo, 1.194 mulheres estão cadastradas e, participando das diversas atividades, cursos e workshops.
Ações também estão sendo realizadas no comércio local | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios
Além destes serviços existe ainda o programa 'Empoderadas' com 160 mulheres inscritas, e o projeto 'Mulher em Movimento' com 176 participantes.
A prefeitura informou ainda que a Patrulha Maria da Penha, em parceria com a Guarda Civil Municipal, mas com sede na Secretaria da Mulher, está facilitando o trabalho em rede para a proteção e atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica.
Segundo a administração municipal, a patrulha funciona 24h atendendo emergência e fazendo o monitoramento de medidas protetivas, inclusive, já foram efetuadas diversas prisões em casos onde o acusado descumpriu as medidas.
Conforme levantamento da Patrulha Maria da Penha, em 2023 foram 244 ocorrências, mais de 1 mil atendimentos por telefone e 15 prisões em flagrante.
Atualmente mais de 100 mulheres são monitoras pelo programa.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!