MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

‘Xepa’ da vacina bivalente está disponível em Friburgo a partir desta terça

Doses remanescentes podem ser aplicadas somente em pessoas com mais de 18 anos

Por Natalia Amorim
14/03/23 - 11:16
‘Xepa’ da vacina bivalente está disponível em Friburgo a partir desta terça Posto de saúde do Suspiro é um dos locais de aplicação das doses da vacina bivalente | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A partir desta terça, dia 14, moradores de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, que não fazem parte do grupo prioritário da vacinação bivalente contra a Covid-19, podem aproveitar para receber as doses remanescentes, conhecidas como ‘xepa’.

Ela é a sobra do dia e que não pode ser aproveitada depois, por conta do prazo de validade.

Contudo, isso não significa que a 'xepa' estará disponível todos os dias em todos os lugares, obrigatoriamente.

Segundo a Secretaria de Saúde, as doses remanescentes estarão disponíveis de acordo com a procura daquele dia e local, já que, neste momento, a imunização está na segunda fase, que contempla pessoas com mais de 60 anos e imunocomprometidos, seguindo as recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI).

O comunicado foi emitido na tarde desta segunda, dia 13, nas redes sociais da prefeitura, que garante que as doses ‘possuem a mesma eficácia, já que são as mesmas vacinas usadas durante o dia’.

As doses serão aplicadas somente em pessoas com idade acima de 18 anos.

Sobre a campanha

A campanha de vacinação bivalente contra a Covid-19 teve início no último mês, no estado do Rio.

Em Nova Friburgo e Teresópolis, também na Região Serrana do Rio, as doses começaram a ser aplicadas no dia 27 de fevereiro.

Já na primeira remessa, foram distribuídas pelo estado um total de 243.360 doses de reforço bivalente contra a Covid-19.

No primeiro momento, elas foram destinadas a pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 70 anos e pessoas com deficiência.

Novas etapas

A partir desta segunda-feira, dia 13, as pessoas com mais de 60 anos, que já completaram a primeira etapa do esquema vacinal contra a Covid-19, começaram a receber a bivalente na cidade.

No Rio, gestantes e puérperas já começaram a receber o imunizante. Em Teresópolis, a previsão é que este grupo comece a ser contemplado a partir da próxima segunda, dia 20.

Questionada pela reportagem, a prefeitura de Friburgo não informou qual a previsão para a próxima etapa de vacinação.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.