MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Você sabia? Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo está em andamento

Teresópolis visa imunizar crianças e adultos de 6 meses a 59 anos de idade

Por Isadora Jaron
11/02/20 - 16:46
Você sabia? Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo está em andamento Teresópolis possui 19 casos de sarampo | Foto: Banco de Imagem

Com a meta de vacinar 3 milhões de crianças e jovens de 5 a 19 anos, o Ministério da Saúde lançou na segunda-feira, 10, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo que segue até o dia 13 de março. O ‘Dia D’ de mobilização será neste sábado, 15 de fevereiro.

O sarampo é uma doença viral aguda, grave e contagiosa, transmitida de forma direta, através de secreções expelidas ao tossir, falar, espirrar e respirar.

Em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, que tem 19 casos suspeitos da doença, a campanha visa vacinar todos os indivíduos que não tomaram a vacina ou cujo esquema vacinal esteja incompleto.

“Teresópolis segue com a Campanha Estadual de Intensificação de Vacinação contra o Sarampo, que tem como objetivo implementar medidas emergenciais para contenção do avanço da doença, através da promoção de elevada cobertura vacinal da população na faixa etária de 6 meses a 59 anos de idade, considerando o cenário epidemiológico do sarampo no estado”, diz trecho de nota enviada ao Portal Multiplix pela Secretaria de Saúde de município.

Em 2019 foram duas etapas da campanha. Em 2020 vão ser mais duas etapas, segundo o Ministério da Saúde. De junho a agosto, o público alvo vão ser os jovens entre 20 e 29 anos de idade e em agosto a faixa etária contemplada será de 30 a 59 anos de idade.

Para a campanha nacional, o Ministério da Saúde disponibilizou 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral que já foram encaminhadas ao estado do Rio. Esse número representa aumento de 9% do que foi solicitado.

“A meta da Secretaria de Estado de Saúde é vacinar de forma seletiva todos os indivíduos sem esquema vacinal ou com esquema vacinal incompleto, para evitar a manutenção ou formação de bolsões de não vacinados”, acrescenta a nota.

Em Teresópolis, do início da Campanha Estadual de Intensificação de Vacinação contra o Sarampo, dia 13 de janeiro, até o último dia 7 de fevereiro, foram vacinados contra o sarampo na cidade 109 bebês na faixa etária de 6 a 11 meses, além de 671 pessoas entre 1 e 29 anos e 1.851 pessoas entre 30 e 59 anos.

De acordo com a nota, a única forma de prevenção da doença é através da vacina. “Não existe tratamento específico para a infecção do sarampo; é um tratamento sintomático. Para casos sem complicação, deve-se manter a hidratação e o suporte nutricional. Casos graves necessitam de internação”.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.