MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Variantes do coronavírus detectadas em três regiões do país

Mutações podem ser do Amazonas, Reino Unido e África do Sul

Por Redação Multiplix
05/03/21 - 11:27
Variantes do coronavírus detectadas em três regiões do país Friocruz destaca que as variantes são potencialmente mais transmissíveis | Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) detectou as variantes do coronavírus Sars-CoV-2, como prevalentes em três regiões do Brasil. Elas apareceram em pelo menos 10 estados, de acordo com as testagens do novo protocolo de RT-PCR, desenvolvido pela Fiocruz Amazônia. A predominância dessas mutações conhecidas, podem ser a P1, identificada inicialmente no Amazonas, B.1.1.7, no Reino Unido, e B.1.351, na África do Sul.

De acordo com a Fiocruz, as regiões Sul, Sudeste e Nordeste possuem as variantes, potencialmente mais transmissíveis e que podem estar relacionadas aos aumentos dos casos nos estados que fazem parte da pesquisa.

“Dos oito estados avaliados neste recorte, apenas dois não tiveram prevalência da mutação associada às variantes de preocupação superior a 50 %: caso de Minas Gerais, com 30,3% das amostras testadas como positivo para a mutação e Alagoas, com 42,6%. Nos demais estados, mais de 50% das amostras foram identificadas com a mutação associada às “variantes de preocupação”, informou a Fiocruz em comunicado técnico divulgado nesta quinta-feira, 4.

A fundação ainda destacou que o aumento da propagação do vírus Sars-CoV-2 e a alta circulação de pessoas e aglomerações, favorece o surgimento de “variantes de preocupação” no Brasil, como é o caso da variante P1, identificada no Amazonas.

O comunicado da Fiocruz faz um alerta sobre o cenário preocupante com o potencialmente mais transmissível dessas variantes e a ausência de medidas que possam ajudar a conter a propagação e circulação do vírus.

Além disso, a fundação destaca a importância da adoção das medidas de prevenção para reduzir a propagação e o crescimento dos casos e óbitos. A Fiocruz destaca a restrição da circulação e das atividades não essenciais e a implementação imediata de planos e campanhas de comunicação, além do fortalecimento do sistema de saúde e a necessidade de constituição de um pacto nacional para o enfrentamento da pandemia no país.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.