MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Variante delta é motivo de preocupação e já foi identificada em municípios do estado do Rio de Janeiro

Entenda porque a nova cepa é motivo de alerta e saiba quais cidades já detectaram a variante

Por Matheus Oliveira e Talitha Santos
16/07/21 - 11:01
Variante delta é motivo de preocupação e já foi identificada em municípios do estado do RJ Variante delta já está no Brasil e causa apreensão nas autoridades de saúde | Foto: Banco de Imagem

Apesar da queda no número de infecções e óbitos por Covid-19, a variante delta, identificada na Índia em outubro de 2020, se espalha pelo Brasil, com casos confirmados, inclusive, em cidades do estado do Rio de Janeiro, causando preocupação em autoridades de saúde do país e fazendo com que campanhas de vacinação sejam aceleradas para evitar a disseminação da nova cepa.

Mas por quais motivos esta mutação do novo coronavírus gera tanto receio em especialistas, não apenas do Brasil, mas em todo o mundo?

Em recente entrevista ao Portal Multiplix, a infectologista de Nova Friburgo, Délia Engel, informou que a variante delta (B.1.617.2) parece ser de 2 a 3 vezes mais transmissível que a gama (identificada primeiramente no Brasil).

“Ela é a responsável por 90% dos casos atuais do Reino Unido. Já foi detectada no Brasil a partir de disseminação comunitária. Isso significa que não ocorreu após contato com alguém vindo de uma região onde ela é frequente. Como tem maior poder de contaminação, é uma preocupação a mais para o Brasil. Pode ser responsável por um novo aumento no número de casos”, alertou.

As cidades de Seropédica, São João de Meriti e do Rio de Janeiro (nos bairros de Vila Isabel e Paquetá) já identificaram casos da nova cepa, e especialistas acreditam que a transmissão comunitária já ocorre em território fluminense.

Além do Rio (5 casos), outros seis estados já registraram contaminações pela nova cepa: Paraná (8); Maranhão (6); São Paulo (3), Pernambuco (2), Goiás (2) e Minas Gerais (1). Oficialmente, segundo o Ministério da Saúde, existem 27 casos confirmados da variante delta no Brasil.

Casos no interior

A reportagem do Portal Multiplix consultou quatro municípios da área de cobertura do site, todos com mais de cem mil habitantes, e três deles não registraram, até o momento, caso da Covid-19 provocado pela variante delta. São eles: Cabo Frio, Nova Friburgo e Teresópolis. A Prefeitura de Araruama não respondeu.

Situação mundial

A delta está presente em mais de cem países e gerou aumento de casos e mortes em países como Estados Unidos, Reino Unido, Portugal, Rússia e Indonésia, obrigando as autoridades a adotarem novas medidas de restrição para evitar novamente a disseminação do vírus.

Segundo estudos preliminares, a mutação indiana do Sars Cov-2 seria mais transmissível do que as outras variantes, além de gerar um maior risco de hospitalização e reinfecção.

Os dados apontam ainda que a delta tende a causar um quadro de sintomas um pouco diferente do habitual.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.