MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Vacinação contra a Covid-19 no estado do Rio começa nesta quarta-feira

Primeira pessoa será vacinada na cidade do Rio nesta segunda

Por Redação Multiplix
18/01/21 - 09:19
Vacinação contra a Covid-19 no estado do Rio começa nesta quarta Doses vão começar a ser entregues nesta segunda-feira | Foto: Banco de Imagem

O governador em exercício, Cláudio Castro, está reunido com outros governadores e o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em São Paulo, para trazer as doses da vacina contra a Covid-19 para o estado do Rio. A vacinação começa nesta quarta-feira, 20.

O governo do estado, através das equipes técnicas da Secretaria de Estado de Saúde (SES), está preparado para a orientação e o apoio na aplicação das vacinas CoronaVac e Oxford/Astrazeneca a todos os 92 municípios do Rio de Janeiro, de forma simultânea e proporcional.

De acordo com a assessoria de comunicação do governo do estado, a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) , do uso emergencial representa uma importante etapa vencida no combate ao novo coronavírus. O ministro Eduardo Pazuello também anunciou que a vacinação começa quarta-feira, dia 20, em todo o país.

“Essa é uma vacinação para todos, sem discriminação, mantendo e respeitando as instituições. Confiamos nos técnicos da Anvisa, no Plano Nacional de Imunização e agora todos os estados, todos os municípios, juntos, serão atendidos. Será uma vacina para todos” ressaltou Cláudio Castro.

O estado do Rio irá vacinar a primeira pessoa contra a Covid-19 já nesta segunda-feira, 18, a partir das 17h. A vacinação vai acontecer no Cristo Redentor e terá a presença do governador em exercício.

Ainda segundo informações do governo, a SES vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. O PNI, que há mais de 45 anos é o responsável pelas campanhas de vacinação brasileira, acontecerá inicialmente em quatro fases, obedecendo a critérios logísticos de recebimento e distribuição das doses.

Segundo o governo federal, as doses das vacinas vão ser distribuídas para todos os estados. A Região Sudeste do país irá receber 2.493.280 imunizantes.

  • São Paulo - 1.349.200
  • Minas Gerais - 561.120
  • Rio de Janeiro - 487.520
  • Espírito Santo - 95.440

Primeira fase

  • Trabalhadores de saúde
  • População idosa a partir de 75 anos de idade
  • Pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência e população indígena

Segunda fase

  • Pessoas de 60 a 74 anos

Terceira fase

  • Pessoas com comorbidades

Quarta fase

  • Professores
  • Forças de segurança e salvamento
  • Funcionários do sistema prisional
  • População privada de liberdade

“A vacinação é o início do processo que vai nos devolver uma vida parecida com a que tínhamos antes dessa pandemia. Mas não podemos descuidar dos cuidados com a prevenção, o uso de máscara, o distanciamento e a higiene das mãos”, alertou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves.

Durante o fim de semana a SES começou a distribuição das seringas para os municípios fluminenses.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.