Teresópolis tem ações de prevenção ao suicídio

Trabalho faz parte das ações do “Setembro Amarelo”, campanha nacional para diminuir números de suicídios no Brasil

Por Redação Multiplix
06/09/19 - 14:42
Teresópolis tem ações de prevenção ao suicídio Campanha nacional pretende diminuir casos de suicídio no país | Foto: Divulgação/ABP

Em prol da campanha “Setembro Amarelo”, que visa diminuir o número de suicídios em todo o Brasil, equipes de vários postos e unidades básicas de saúde de Teresópolis, na Região Serrana, estão realizando ações com o objetivo de conscientizar a população sobre as formas de prevenção ao suicídio.

As atividades, como palestras, rodas de conversa e trocas de experiências, são desenvolvidas nas salas de espera e em trabalhos de grupo com pacientes. Também estão sendo feitas visitas a escolas e instituições que solicitam esclarecimentos.

Na última quarta-feira, dia 4 de setembro, a equipe do posto da Granja Guarani fez uma dinâmica de grupo, com palestra e bate papo sobre depressão e suicídio, para 170 alunos do Colégio Estadual Euclydes da Cunha.   Sobre a campanha Setembro Amarelo

Realizado desde 2015, o ‘Setembro Amarelo’ foi criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Durante o mês, monumentos em diferentes cidades adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa. A cor amarela, segundo o site do CVV, representa a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.

O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e tem como co-patrocinadora a Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode ser evitado.