Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis e Cantagalo têm 100% dos leitos de UTI Covid-19 ocupados

Outros seis municípios do estado do Rio estão na mesma situação

Por Redação Multiplix
10/03/21 - 16:06
Teresópolis e Cantagalo têm 100% dos leitos de UTI Covid-19 ocupados O Hospital São José, em Teresópolis, está com todos os leitos de UTI ocupados | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Estado do Rio de Janeiro tem oito municípios com 100% de ocupação dos leitos de UTI destinados aos pacientes com a Covid-19. Além disso, das 92 cidades, 12 delas registram mais de 80% de vagas de UTI ocupadas. Os dados são do Painel da Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), atualizado nessa terça-feira, 9.

As cidades com o registro são: Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Miguel Pereira, Miracema, Sapucaia e Três Rios. Além dessas, na Região Serrana do Rio, alguns municípios estão na mesma situação alarmante, como Teresópolis e Cantagalo, ambas com registro de 100% de ocupação dos leitos de UTI.

Em Teresópolis, de acordo com o Painel Covid-19, são 41 leitos de UTI para pacientes com a doença e 43 de clínica médica, que até às 20h dessa terça-feira, 9, registravam 88,37% de ocupação, apenas com 5 leitos livres.

Teresópolis tem 21.155 casos confirmados do novo coronavírus, desde o início da pandemia, com 5.504 ativos. Já são 402 mortes registradas pela doença.

Ainda segundo os dados da SES, o estado do Rio tem 1.522 leitos de UTI e 1.994 de enfermaria, em média, para pacientes com a Covid-19, no Sistema Único de Saúde (SUS). Com a lotação das UTIs, a procura pelas vagas em outras cidades começa. Em Teresópolis, por exemplo, muitos pacientes estão sendo transferidos para outros municípios, como Nova Friburgo, Petrópolis e Duque de Caxias.

Os leitos do SUS são regulados pela Central Estadual de Regulação (CER), que recebe os pedidos de transferência das unidades de saúde, podem ser elas municipais, estaduais ou federais de todo o estado do Rio. Quando há alguma vaga à disposição, é encaminhado para aprovação da transferência do paciente.

“É importantíssimo esclarecer que os leitos de UTI/Covid são regulados pelo governo do estado. A transferência de pacientes entre municípios não é uma decisão da unidade hospitalar ou da Prefeitura, mas do sistema de regulação que identifica onde há leitos disponíveis mais próximos do domicílio de cada paciente e encaminha para o atendimento”, explicou, em nota, a prefeitura de Nova Friburgo que está recebendo os pacientes de Teresópolis.

Já em Cantagalo, de acordo com o mapa da SES, são apenas dois leitos de UTI disponíveis para pacientes com a Covid-19, todos cheios, e 12 de enfermaria, com 17% de ocupação. O município registra 1.497 casos do novo coronavírus desde o início da pandemia, com 48 ativos. A cidade ainda tem 21 óbitos confirmados.

Porém, de acordo com o boletim epidemiológico de Cantagalo, dos 48 pacientes ativos com a Covid-19, dois estão internados em outros municípios e 46 em isolamento domiciliar.

"O município possui leitos de clinica médica com um paciente de Cantagalo internado. A nossa referência para internações CTI tem sido Cordeiro, onde atualmente tem 9 dos 10 leitos ocupados. Em Cordeiro temos dois pacientes de Cantagalo internados", explicou, em nota, a prefeitura de Cantagalo.

O Portal Multiplix entrou em contato com a prefeitura de Teresópolis, solicitando a quantidade de pacientes transferidos e o estado de saúde dos mesmos, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.

O boletim completo com os números das 13 cidades da área de cobertura do Portal Multiplix pelas prefeituras e pela SES pode ser conferido clicando aqui.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.