MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Sete dicas de alimentação para prevenir o câncer

Como a qualidade do que você come pode ajudar a evitar a doença

Por Juliana Guzzo
29/04/19 - 15:26
Sete dicas de alimentação para prevenir o câncer Alimentação saudável pode ser decisiva na prevenção do câncer | Foto: Banco de Imagem

Vários estudos atuais relacionam cada vez mais o aparecimento de cânceres a maus hábitos alimentares. O World Cancer Research Fund International (WCRF), maior autoridade no mundo em pesquisa para prevenção da doença, traz, em seus estudos, evidências que fortalecem a relação entre o consumo alimentar, obesidade, atividade física e o aparecimento de alguns tipos de câncer.

Além de recomendações de manter um peso saudável, dentro do limite de IMC recomendado pela OMS e de se manter fisicamente ativo, praticando pelo menos 30 min de atividade três vezes por semana, o WCRF lista bons hábitos alimentares que podem ajudar na prevenção. São eles:

  • Comer frutas, vegetais e grãos todos os dias;

  • Limitar o consumo de fast food;

  • Limitar o consumo de carne vermelha e de carnes processadas;

  • Limitar o consumo de bebidas açucaradas;

  • Limitar o consumo de álcool;

  • Não ingerir suplementos alimentares;

  • Bebês devem ser amamentados e as mães devem amamentar seus bebês.

A nutricionista Maiara Jevoux Nideck faz um alerta importante: “parece bem óbvio, é claro que, se existem alimentos que podem ser causadores de câncer, nós precisamos evitá-los, mas ainda não há informações suficientes sobre quais são os alimentos carcinogênicos. Parece que essa informação consegue ser ocultada pela indústria alimentícia, pois não é interessante para eles que saibamos disso. Mas afinal, quais são eles? A Organização Mundial da Saúde classifica as carnes processadas como carcinogênicos do grupo um. Nesse mesmo grupo está o cigarro, por exemplo. E quando falamos em carnes processadas, estamos falando sobre alimentos consumidos diariamente por diversas famílias, dentre eles: salame, presunto, linguiça, bacon, salsicha, empanados de “frango” e vários outros”.

Que uma vida saudável depende muito de uma boa alimentação, nós já sabemos. Então, siga essas dicas e cuide de sua saúde para viver melhor.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.