MENU

Portal Multiplix

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Secretaria Estadual de Saúde confirma nova variante do novo coronavírus no interior do estado

Trata-se de uma nova linhagem da mutação B.1.1.28 e foi encontrada no sul fluminense

Por Redação Multiplix
23/06/21 - 16:17
Secretaria Estadual de Saúde confirma nova variante do novo coronavírus no interior do estado Nova variante do novo coronavírus foi encontrada no interior do Rio de Janeiro | Foto: Banco de Imagem

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou na última terça-feira, 22, que identificou uma nova variante do novo coronavírus, original da B.1.1.28, no município de Porto Real, na Região Sul do Rio de Janeiro.

Segundo a SES, a linhagem, chamada de P.5, tem a mesma estrutura da cepa original, porém sofre mutações no spike (“coroa” do vírus que se liga à célula).

A linhagem B.1.1.28 se originou no estado do Amazonas no fim de 2020.

Os dados do monitoramento mostram ainda que a linhagem P.1 (Brasil) continua sendo a mais frequente no estado. Além disso, registrou uma baixa frequência da VOC B.1.1.7 (Reino Unido) e o declínio da P.2, desde novembro do ano passado.

A SES ressalta que, independentemente da cepa do vírus ou linhagem, as medidas de prevenção e métodos de diagnóstico e tratamento da Covid-19 seguem os mesmos.

Sendo assim, de acordo com a secretaria, não há alteração nas medidas sanitárias já adotadas como uso de máscaras e álcool em gel, lavagem das mãos e evitar aglomeração.

“Além disso, é importante os municípios continuarem avançando no processo de vacinação contra a Covid-19 e que a população retorne para receber as segundas doses. Apenas assim, é possível alcançar a completa eficácia da vacina. Estudos mostram que todas as vacinas disponíveis no Brasil são eficazes contra as variantes identificadas até o momento”, finaliza a nota da SES.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.