Secretaria de Saúde de Teresópolis vai distribuir medicamento preventivo contra HIV
Comprimido deve ser usado continuamente para não haver perda de efeito

A Secretaria de Saúde de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, informou que vai começar uma nova estratégia de prevenção ao HIV, no dia nove de novembro.
Através de consulta clínica, que será realizada pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), os pacientes poderão receber o medicamento PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), que permite ao organismo se preparar para um possível contato com o vírus.
De acordo com informações da prefeitura da cidade, o comprimido deverá ser utilizado continuamente para não haver perda de efeito e é prescrito para evitar a infecção após exposição ao vírus.
Mas, através de nota, a Secretaria Municipal de Saúde adverte:
O medicamento é preventivo e não substitui o uso de preservativos.
As equipes do Departamento de Vigilância Epidemiológica farão os atendimentos somente às quartas-feiras para quem desejar a medicação, no horário entre 14h e 16h.
A marcação da consulta poderá ser feita pelo telefone: (21) 2742-9883.
Como a PrEP funciona?
A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Caso seja tomado diariamente, a medicação pode impedir que o vírus se estabeleça e espalhe pelo corpo.
Quem pode usar a PrEP?
De acordo com o Ministério da Saúde, a PrEP não é distribuído para todas as pessoas. Ela é indicada para aquelas que tenham maior risco de entrar em contato com o HIV.
Como posso começar a usar a PrEP?
Procure um profissional de saúde e informe-se para saber se você tem indicação para PrEP.
Veja a lista completa dos serviços que ofertam PrEP clicando aqui.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.