MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Secretaria de Estado de Saúde do Rio alerta sobre proibição de todas as pomadas para modelar cabelos

Cerca de 50 produtos foram recolhidos em Friburgo pela Vigilância Sanitária; existe risco de cegueira temporária e Anvisa investiga os casos

Por Redação Multiplix
13/02/23 - 16:39
Secretaria de Estado de Saúde do Rio alerta sobre proibição de todas as pomadas para modelar cabelos Vigilância Sanitária apreendeu 50 produtos em Nova Friburgo | Fotos: Reprodução/Agência Brasil

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (Ses/RJ) alertou toda a população fluminense da proibição do uso de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos.

A decisão foi publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na sexta-feira, dia 10, e terá validade enquanto forem concluídas as investigações de casos de irritação ocular.

O primeiro alerta da Anvisa foi feito em dezembro passado e, desde o início do ano, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo está realizando ações em cumprimento às determinações do órgão federal.

Até o momento, 50 produtos foram apreendidos em Nova Friburgo.

De acordo com a Prefeitura de Friburgo, a equipe da Vigilância Sanitária do município continuará fiscalizando os estabelecimentos.

Não foi registrado nenhum problema relacionado ao uso do produto na cidade, como foi informado.

Em Cabo Frio, a prefeitura informou que estão previstas ações conjuntas entre Procon e Vigilância Sanitária da cidade para verificar a possível comercialização desses produtos.

A Secretaria do Estado de Saúde ressaltou que nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza.

Mesmo exemplares adquiridos anteriormente e existentes nas residências ou em salões de beleza não devem ser utilizados neste momento.

Esses produtos entram em contato com o couro cabeludo, mas também podem atingir outras áreas do corpo.

A aplicação involuntária de pequenas quantidades nos olhos pode causar efeitos indesejáveis, principalmente ardência, dor ocular, lacrimejamento intenso, coceira, inchaço e vermelhidão.

Há relatos de lesões oculares temporárias mais graves como a cegueira temporária, envolvendo adultos e também crianças.

Desde dezembro, o banco do Sinan/Ses/RJ (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) já registrou 469 casos de intoxicação exógena proveniente do uso desse cosmético para modelar ou trançar cabelos em 18 municípios, e Cabo Frio, na Região dos Lagos, está na lista.

Mas a Prefeitura Municipal de Cabo Frio afirmou que, até o momento, não foi registrada nenhuma entrada de pacientes com casos de irritabilidade e queimaduras nas unidades de urgência e emergência na cidade.

Os outros municípios são: Japeri, Belford Roxo, Duque de Caxias, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Guapimirim, Itaboraí, Maricá, Rio das Ostras e Volta Redonda.

Recomendações para o consumidor

  • Não use ou adquira esses produtos.

  • Se tiver alguma pomada para modelar cabelo ou trançar em casa, descarte-a imediatamente.

  • Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado. Sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.

  • Se atentar para a lavagem das mãos, quando for retirar a pomada dos cabelos. Em caso de contato do produto com os olhos, proceder imediatamente a lavagem com água em abundância. Esta ação pode minimizar a toxicidade local do produto.

  • Em caso de qualquer efeito indesejado procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo.

Efeitos indesejáveis das pomadas devem ser comunicados às unidades de saúde Efeitos indesejáveis das pomadas devem ser comunicados às unidades de saúde | Foto: Reprodução/Agência Brasil

Recomendações para comércio e salões

  • Não utilizem esses produtos em nenhum cliente.

  • O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores.

  • Não comercialize esses produtos enquanto a medida estiver em vigor.

A Ses/RJ solicita à população e, em particular aos médicos, que qualquer ocorrência que causar um efeito indesejável à saúde seja notificada através do email: vigsanitaria@saude.rj.gov.br, ou pelos contatos: (21) 2333-3780 e (21) 2333-3788.

Entenda o caso

Em dezembro do ano passado, a Anvisa alertou para o risco de cegueira temporária, provocada pelo uso de produtos para trançar e modelar cabelos comercializados em todo o país.

Entre os efeitos adversos observados estão a perda temporária da visão, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão e inchaço dos olhos, dores de cabeça e queda intensa de cabelo.

Segundo as informações disponíveis, as ocorrências se deram, principalmente, depois que os usuários que aplicaram as pomadas mergulharam no mar, piscina, tomam banho de chuva, ou transpiram. Isso porque a pomada escorre pelo rosto e entra em contato com os olhos.

Aos profissionais de salões de beleza e comércio em geral, a Anvisa reforça que os produtos não podem ser comercializados e adverte que estes não devem ser usados em nenhum cliente. A recomendação vale também para quem manuseia o produto.

Em caso de efeitos indesejados, é possível informar a Anvisa por meio de um formulário online. A agência recomenda que, na hora de fazer o registro, a pessoa tenha em mãos os dados do rótulo do produto.

O formulário preenchido será encaminhado a uma equipe técnica para análise das informações, seguida pela investigação e busca de evidências. Os dados do informante são mantidos sob sigilo.

Nos estados e municípios, as vigilâncias sanitárias locais devem fiscalizar e adotar as medidas necessárias para que estes produtos não circulem e não sejam comercializados, até uma possível mudança de orientação da Anvisa.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.