MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Saiba quem pode tomar a vacina contra a gripe e se existe reação

Infectologista do Hospital Albert Einsten esclarece algumas dúvidas sobre a vacinação

Por Sara Schuabb
06/06/19 - 13:40
Saiba quem pode tomar a vacina contra a gripe e se existe reação Cobertura de vacinação no estado do Rio atingiu 67,26% do público-alvo esta semana | Foto: Banco de Imagem

A campanha de vacinação contra a gripe no estado do Rio de Janeiro se estendeu até o dia 15 de junho, nos postos dos 92 municípios, para atingir a meta de imunizar 90% do público-alvo. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que, após a campanha, caso haja estoque disponível, a população fora do público-alvo também poderá se vacinar. Segundo a SES, até o momento, o estado atingiu uma cobertura vacinal de 67,26%, o que representa 3 milhões de pessoas vacinadas.

Fazem parte do grupo prioritário, crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos, gestantes e mães com até 45 dias após o parto. Além desses, a vacina está disponível a jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independentemente da idade. A vacina também está sendo ofertada aos professores das escolas públicas e privadas, além de policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

Esclarecendo dúvidas

Mas e quando bate aquela dúvida? Será que posso tomar a vacina? E se eu tiver reação alérgica?

A analista de marketing Priscila Franco diz que é asmática e, dessa forma, entrou no grupo dos doentes crônicos para tomar a vacina assim que a imunização foi retomada em Nova Friburgo, na Região Serrana. Porém, apesar do índice de pessoas que têm reação ser inferior a 1%, ela acabou não tendo muita sorte. “No momento só ficou dolorido, mas à noite, cerca de seis horas depois, tive febre, calafrio e muita dor muscular. Mas na manhã de quarta-feira, já estava bem. Já minha filha, de cinco anos, tomou a vacina e não teve reação alguma”, diz.

O infectologista do Hospital Albert Einsten, Fernando Gatti, esclarece algumas dúvidas sobre a vacina contra a gripe H1N1:

1) O que é o vírus H1N1?

O subtipo do vírus influenza A H1N1 é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus da gripe aviária, do vírus da gripe suína e do vírus humano da gripe. Sua forma de transmissão se dá de uma pessoa para outra pelo contato com secreções respiratórias, partículas de saliva, tosse ou espirro. E, de acordo com o OMS, também é possível a transmissão pelo contato com superfícies contaminadas

2) Qual a diferença entre a vacina trivalente e a vacina tetravalente?

A vacina trivalente compreende duas cepas do vírus Influenza A e uma cepa do vírus Influenza B. A tetravalente contempla duas cepas de Influenza A e duas de Influenza B. A cepa para H1N1 está presente nas duas vacinas.

3) Para quem já tomou a vacina H1N1 e deseja tomar a da gripe comum, pode tomar a trivalente?

Sim, não há contraindicação.

4) Existe alguma contraindicação para quem está tomando algum medicamento?

Os pacientes que tomam medicação que altere a imunidade, como corticoides ou imunossupressores, podem não ter uma boa resposta com a vacina, mas não estão contraindicados para recebê-la.

5) Crianças devem tomar a vacina em uma ou duas doses?

Todas as crianças abaixo de nove anos de idade, que estejam tomando a vacina para Influenza A H1N1 pela primeira vez, devem receber duas doses com um mês de intervalo.

6) A vacina pode ser aplicada independentemente da idade?

A vacina pode ser aplicada em crianças acima de 6 meses de idade. A vacina quadrivalente é indicada para maiores de três anos.

7) Se a pessoa estiver gripada, poderá tomar a vacina?

Se a pessoa estiver gripada, mas sem febre, pode tomar a vacina.

8) Quem não pode tomar a vacina contra a Gripe A (H1N1)?

Pessoas com doença febril aguda, pessoas com doença neurológica em atividade, ou aquelas com antecedentes de alergia grave a componentes do ovo, ao timerosal (Merthiolate®) e à neomicina. Nos casos de doença febril aguda, passada esta fase, a vacina poderá ser administrada normalmente.

9) Quem está grávida pode tomar a vacina contra a Gripe A (H1N1)?

Sim. Conforme orientação do Ministério da Saúde, publicada em nota técnica de nº 05/2010, que descreve a estratégia de vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1), as gestantes, por constituírem um grupo de alto risco para complicações graves, devem ser vacinadas, independente da sua idade gestacional. Recomenda-se aconselhamento prévio com o seu obstetra.

10) Quem está amamentando pode tomar a vacina?

Quem amamenta pode tomar a vacina. Não existem contraindicações formais para a administração da vacina em mulheres que se encontrem amamentando.

11) Existe alguma precaução para se tomar a vacina?

A principal contraindicação é alergia grave a ovo.

12) Existe algum efeito colateral?

Os efeitos colaterais mais comuns são: dor local, febre baixa e mal-estar nas primeiras 48 horas após a aplicação.

13) Qualquer pessoa pode tomar a vacina H1N1?

Sim, desde que tenha mais de seis meses de idade e não haja contraindicação.

14) A vacina contra a Gripe A (H1N1) tem efeito imediato?

A proteção começa a existir aproximadamente após duas semanas (15 dias) da administração, prolongando-se por cerca de um ano.

15) Por quanto tempo a pessoa que tomar a vacina estará imune?

Em média, por um ano.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.