MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Rosto e lábios ressecados? Confira os cuidados com a pele no inverno

Temperaturas baixas influenciam no ressecamento da pele

Por Luisa Machado
15/07/19 - 17:34
Rosto e lábios ressecados? Confira os cuidados com a pele no inverno Manter lábios hidratados é ideal para evitar ressecamento durante o inverno | Foto: Banco de Imagem

Quando falamos em saúde, os cuidados com o rosto poucas vezes são vistos como prioridade. Entretanto, basta o inverno chegar e as temperaturas caírem para que todos sintam, literalmente, na pele, os efeitos mais comuns: tecido cutâneo áspero, lábios cortados e a descamação na face.

Esses efeitos são resultados do ressecamento causado pelos ventos frios e pelo clima seco, fatores que ajudam na perda da umidade natural do corpo.

A dermatologista friburguense Iracema Andrade explica que, nesta época do ano, é imprescindível tratar bem a pele. “Durante o período de inverno, a pele pode se tornar áspera e ressecada e até apresentar prurido e descamação. Uma dica é cuidar da alimentação, que é parte importante de nossa saúde”, afirma.

Por ser formado por uma pele mais fina e menos elástica, os lábios são membros vulneráveis aos agentes externos que causam o ressecamento. A dermatologista reforça que, para cuidar deles de forma adequada, é preciso ter atenção na escolha de produtos – como cremes, pomadas e protetores –, que devem ser “especialmente formulados para essa região”.

Entre as principais dicas para evitar rosto e lábios ressecados está o uso do protetor solar que, independente do dia estar nublado ou ensolarado, protege a pele do rosto da incidência dos raios ultravioletas, capazes de danificar e até causar doenças mais sérias, como o câncer.

Banhos quentes também devem ser evitados. A água quente, combinada aos banhos demorados, contribui para a perda da proteção natural da pele.

Uma coisa é certa: beber bastante água é essencial, e isso durante todas as estações do ano. Ao manter-se hidratado, o indivíduo evita a perda excessiva de água do corpo e, consequentemente, diminui o ressecamento da pele.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.