MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

RJ confirma 1º caso de transmissão local do coronavírus no estado

Governo estadual anunciou que passou para o nível 1 do plano de contingência contra o covid-19

Por Letícia Medeiros
12/03/20 - 09:36
RJ confirma 1º caso de transmissão local do coronavírus no estado RJ confirma primeira transmissão local do coronavírus e estado entra no nível 1 de contingência | Foto: Banco de Imagem

A primeira transmissão local do coronavírus foi confirmada no estado do Rio de Janeiro. A paciente é uma mulher da capital fluminense, de 68 anos, e, anteriormente, seu marido, de 72 anos já havia testado positivo para a doença. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira, 12, pelo secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, no programa Bom dia Rio, da TV Globo.

O casal está em isolamento domiciliar e apresenta estado de saúde estável, de acordo com a secretaria.

Após a confirmação da primeira transmissão local, o governo do Rio de Janeiro anunciou que passou para o nível 1 do plano de contingência contra o covid-19, que significa que há transmissão local de coronavírus no estado. Antes, o nível era 0, que representava apenas casos importados sendo confirmados ou notificados.

O nível 1 ainda prevê a disponibilidade de 206 leitos exclusivos para tratamento de casos graves de pessoas infectadas em hospitais do estado, incluindo unidades municipais, federais e a rede estadual.

Transmissão local x casos importados x transmissão comunitária ou sustentada

De acordo com Jarbas Barbosa, diretor-assistente da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), braço regional da OMS nas Américas,

Transmissão local: a transmissão local se diferencia dos casos importados, pois significa que um paciente que não esteve em um país com registro da doença, teve contato com outro paciente infectado, mas se sabe precisamente a origem do contágio.

Casos importados: Os casos importados são exclusivamente de pacientes que foram para outros países com foco da doença, contraíram e voltaram para o seu país de origem, onde foi constatado o exame positivo para covid-19.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Teresopolitanos na Europa relatam situação de angústia por conta do coronavírus Teresópolis tem seis casos suspeitos de coronavírus e entra na lista do estado mais uma vez

Transmissão comunitária: Já essa transmissão ocorre quando há livre circulação do vírus entre a população, sem saber a fonte do contágio.

Até ontem à noite, eram 52 casos confirmados oficialmente pelo Ministério da Saúde, com mais um caso confirmado pela Secretária Estadual de Saúde da Bahia e mais 16 casos confirmados pelo Hospital Albert Einstein, no Rio de Janeiro, sendo um total de 69 casos. Esse número representa quase o dobro dos casos confirmados na terça-feira, 10, no país.

Níveis do plano de contingência

  • Nível Zero - Casos importados notificados ou confirmados;

  • Nível 1 - Transmissão local de coronavírus no estado do Rio de Janeiro;

  • Nível 2 - Transmissão comunitária, que ativará outros leitos para assistência de casos graves;

  • Nível 3 - Quando as ações e atividades orientadas para serem realizadas no nível 2 de ativação forem insuficientes como medidas de controle e para a organização da rede de atenção na resposta. Caso o surto chegue a esse nível, além de todas as unidades citadas anteriormente, será criado pela Secretaria de Estado de Saúde um hospital de campanha e as Forças Armadas serão acionadas. Haverá ainda a utilização de leitos em unidades especializadas, com a suspensão de cirurgias eletivas.

Medidas emergenciais

Na última quarta-feira, o governador do Rio Wilson Witzel divulgou um decreto para o enfrentamento emergencial do coronavírus, que foi publicado em uma edição extraordinária do Diário Oficial.

De acordo com o secretário de Saúde Edmar Santos, esse decreto permite a internação compulsória de pacientes. Porém a regra não cita expressamente a internação.

Caso o paciente se recuse a adotar certos cuidados, o decreto determina que os órgãos competentes devem “adotar as medidas judiciais cabíveis”, que são:

  • Isolamento

  • Quarentena

  • Exames médicos

  • Testes laboratoriais

  • Coleta de amostras clínicas

  • Vacinação

  • Tratamento médico

  • Investigação epidemiológica


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.