MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Regiões Serrana e dos Lagos seguem com aumento de casos de dengue; óbitos são investigados

Entre as cidades da área de cobertura do Portal Multiplix, Araruama e Cantagalo são as que possuem o maior número de registros nas regiões

Por Virgínia Carvalho e Kessia Coutinho
20/03/24 - 16:48
Regiões Serrana e dos Lagos seguem com aumento de casos de dengue; óbitos são investigados Ao todo, seis mortes pela dengue já foram registradas na Baixada Litorânea | Foto: Divulgação/SES

Os casos de dengue continuam crescendo nas regiões Serrana e dos Lagos do Rio. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), os municípios da Baixada Litorânea, juntos, somam 5.924 casos.

Já na Região Serrana, esse número é ainda maior, são 7.843 casos nos municípios que fazem parte da área.

Casos confirmados na Região dos Lagos do Rio

Nos municípios da Região dos Lagos, que estão na área de cobertura do Portal Multiplix, Araruama tem 1.039 casos, Búzios aparece com 305, Cabo Frio registrou 294 e Arraial do Cabo tem 143 casos.

Araruama

Segundo a SES, em Araruama, o mês de janeiro teve 64 casos de dengue, já em fevereiro foram 874. Um aumento de 783 casos na cidade.

A Prefeitura de Araruama disse que, até o momento, ocorreram dois óbitos no município pela doença, e que as ações de combate à dengue estão sendo realizadas.

O Dia D contra a dengue, que acontece desde fevereiro, faz parte das diversas medidas adotadas no município:

Agentes da Secretaria de Obras retiram lixo e entulho dos quintais que poderiam se transformar em criadouros para o Aedes aegypti, e os agentes de saúde realizam a pulverização e conscientizam os moradores sobre as práticas de prevenção.

Além disso, a prefeitura informou que o carro 'fumacê' está passando semanalmente nos bairros com maior incidência de casos no município, em dois turnos, das 5h às 9h e das 17h30 às 20h.

Búzios

Em Búzios, foi registrado um aumento de 83 casos de janeiro a fevereiro. A prefeitura informou que está adotando diversas medidas de prevenção, como: “Visitas domiciliares para identificação e eliminação de possíveis focos do mosquito, além de ações de bloqueio com carro 'fumacê' em áreas com casos confirmados”.

A Prefeitura de Búzios também ressaltou a importância da colaboração da população para evitar a proliferação do mosquito:

Medidas simples, como retirar pratinhos das plantas, manter caixas d’água bem fechadas, lavar as vasilhas de pets regularmente, limpar telhas e calhas para evitar o acúmulo de água e virar garrafas e potes vazios são essenciais.

Cabo Frio

Cabo Frio já registrou uma morte pela doença, segundo dados divulgados pelo governo municipal.

De acordo com a SES, em Cabo Frio, o mês de janeiro teve 69 casos de dengue, já em fevereiro foram 174.

A Secretaria Municipal de Saúde disse que está desenvolvendo um plano de contingência para o enfrentamento da dengue:

As ações estratégicas estão divididas em cuidado e acolhimento ao paciente, planejamento e análise de dados, controle de endemias e campanhas de comunicação.

A prefeitura disse que os agentes de endemias estão em constante atividade, percorrendo os bairros da cidade com a dedetização e aplicação de biolarvicidas, para controlar os focos de mosquitos e criadouros.

Conforme as informações divulgadas nas redes sociais do governo municipal nessa terça-feira, 19, na Gamboa, foram retirados criadouros de mosquitos da dengue em barcos ancorados, e também identificado um terreno ao redor que estava sendo alvo de descarte incorreto de lixo.

Arraial do Cabo

Já em Arraial do Cabo, só em fevereiro, foram registrados 107 casos de dengue, segundo a SES. A prefeitura do município informou que, desde o início deste ano, está sendo implementado o mapeamento de combate à dengue via drones, que já eliminou 70% dos focos de dengue nessas áreas:

O levantamento das informações com a utilização de drones teve início em janeiro, e já percorreu uma área equivalente a 1,25km². Até agora, foram mapeadas sete áreas.

Segundo a prefeitura, além dessa iniciativa, também é compartilhado o monitoramento feito, o que permite a atuação integrada entre agentes de saúde e endemias no combate às arboviroses.

Casos confirmados na Região Serrana do Rio

Na Região Serrana, os números de casos de dengue também avançam.

Cantagalo, Cordeiro e Carmo lideram o ranking de cidades com o maior número de casos da doença. Juntos os municípios somam 3.056 casos confirmados e três óbitos sendo investigados.

Nova Friburgo e Teresópolis aparecem em 11º e 12º, respectivamente.

Nova Friburgo

Em Friburgo, o boletim atualizado pela prefeitura informou que há 746 casos confirmados. Já o painel do estado mostra um número maior, são 786 confirmações.

Com relação aos óbitos, um dos casos suspeitos, após análise pela Comissão de Investigação de Óbito da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ), foi descartado. O outro ainda segue em investigação.

A prefeitura informou que a Subsecretaria de Vigilância em Saúde e o Comitê de Combate ao Aedes aegypti seguem monitorando o cenário epidemiológico e promovendo ações de enfrentamento:

Capacitação de servidores públicos e comunidade, realização de mutirões de limpeza e verificação de focos do mosquito, remoção de veículos abandonados nas ruas da cidade e as visitas domiciliares feitas pelas equipes de agentes de combate às endemias. É hora de todos agirem. Junte-se a nós e não deixe água parada. Em caso de suspeita, procure uma unidade de saúde mais próxima e não se automedique.

Teresópolis

Já em Teresópolis, foram registrados 572 casos pelo município e 552 pela SES. Ao todo, foram 45 internações. Nenhum óbito aconteceu na cidade. Dos 45 internados, três permanecem em estado grave.

De acordo com a Prefeitura de Teresópolis, foi disponibilizada, de maneira emergencial, a sala de hidratação 24h na Unidade de Cuidados Intermediários em Saúde Dr. Eitel Abdallah, no bairro de São Pedro, para a recuperação plena dos pacientes que testaram positivo para a doença:

Em casos de sintomas como manchas vermelhas no corpo, febre alta, dor no corpo e vômito, procure uma de nossas unidades de atendimento 24h como a UPA24h, o SPA Bonsucesso ou a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Eltel Abdallah, no bairro de São Pedro.

Os números apresentados possuem divergência entre o estado e os municípios. A reportagem entrou em contato com o governo estadual, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.