MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa termina no fim deste mês

Só em Friburgo, Teresópolis e Sumidouro, mais de 39 mil animais devem ser vacinados

Por Natalia Amorim
06/05/22 - 15:06
Primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa termina no fim deste mês Pecuaristas têm até o dia 31 deste mês para adquirir a vacina contra a febre aftosa | Foto: Banco de imagem

Os pecuaristas de todo o estado do Rio têm até o dia 31 de maio para aderir à primeira etapa da campanha contra a febre aftosa. O objetivo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pesca e Abastecimento é imunizar 850 mil cabeças de bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses e atingir a meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Agricultura.

Regina Lopes, chefe do núcleo da Emater-Rio em Nova Friburgo, na Região Serrana, explica que a data estabelecida para o fim da campanha é o prazo máximo que os pecuaristas têm para adquirir a vacina, não necessariamente de aplicar o imunizante.

“Depois do dia 31 de maio, as revendedoras da vacina ficarão proibidas de comercializar o produto sem a anuência da Emater-Rio. Pensando naqueles produtores que compram a vacina no último dia de campanha, existe uma margem de tempo para que eles possam comprovar a vacinação do rebanho, que geralmente é de cinco dias úteis ao mês subsequente”.

Regina lembra que vacinar o gado contra a febre aftosa é um cumprimento às leis estadual e federal. Além disso, os países que compram a carne brasileira exigem que o rebanho esteja vacinado contra a doença.

O produtor que não cumprir com o chamado da campanha, que é obrigatória, ficará sujeito a ser infracionado e correrá o risco de ter a propriedade interditada.

Os dados da última campanha apontam que Nova Friburgo tinha, na época, 6.786 cabeças de gado registradas. Em seguida, Teresópolis com 7.788 e Sumidouro, com uma população de bovinos bastante expressiva, 24.450 cabeças.

Como comprovar a vacinação dos animais

O pecuarista deve enviar uma foto ou cópia do formulário de declaração preenchido e também da nota fiscal da compra para o Núcleo de Defesa mais próximo. Mesmo que não tenha animais na faixa etária envolvida na etapa, é obrigatória a atualização do cadastro do rebanho.

Caso escolha encaminhar a documentação de forma online, basta digitalizar ou tirar uma foto do formulário de declaração preenchido e da nota fiscal e enviar a um dos contatos de email disponibilizados neste link. Na página, é possível ter acesso aos emails e endereços dos núcleos de Defesa Agropecuária.

“Esperamos manter os índices de vacinação alcançados nas últimas etapas. O criador tem um compromisso com a sanidade dos seus animais e com a legislação”, destacou o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique de Moraes.

Para realizar a vacinação, o produtor deve adquirir os frascos da vacina em revendas autorizadas, mantê-los entre 2°C e 8°C até o momento da utilização, e ficar atento às instruções às seguintes orientações: transportar o produto em caixa de isopor com gelo; aplicar 2 ml na tábua do pescoço; preencher toda declaração de vacinação; enviar a declaração e nota fiscal diretamente em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária do seu município, via email ou preencher o formulário disponível no site da Secretaria de Agricultura.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado do Rio será realizada em novembro para todo o rebanho.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.