MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Começa a 1ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado do Rio

Nesta fase, bovinos e bubalinos de todas as idades deverão ser vacinados

Por Redação Multiplix
02/05/23 - 11:21
Começa a 1ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado do Rio Prazo para imunização do rebanho termina no fim deste mês | Foto: Divulgação/Governo do estado

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começou nessa segunda-feira, dia 1º, no Estado do Rio de Janeiro.

Todos os bovinos e bubalinos devem ser vacinados, independentemente da idade, até o fim deste mês.

De acordo com o governo do estado, o objetivo é imunizar 2,6 milhões de animais, atendendo à meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

É importante ressaltar que a vacinação é obrigatória e os pecuaristas devem enviar a declaração de vacinação ao Núcleo de Defesa Agropecuária do seu município até o dia 31 de maio.

Para comprovar a vacinação, os pecuaristas devem enviar uma foto ou cópia do formulário da declaração preenchido e da nota fiscal para o Núcleo de Defesa mais próximo.

"Esperamos manter os índices de vacinação alcançados nas últimas etapas. O criador tem um compromisso com a sanidade dos seus animais e vem atendendo a legislação de forma adequada", disse o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique de Moraes.

Para realizar a vacinação, o produtor deve adquirir os frascos da vacina em revendas autorizadas, mantê-los entre 2° C e 8° C até o momento da utilização, e ficar atento às seguintes instruções:

  • Adquirir as vacinas em lojas autorizadas;

  • Transportar em caixa de isopor com gelo;

  • Aplicar 2 ml na tábua do pescoço;

  • Preencher toda declaração de vacinação;

  • Enviar a declaração e nota fiscal diretamente em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária do seu município, via email ou preencher o formulário disponível no site da Secretaria de Agricultura.

Para ter acesso aos emails e endereços dos núcleos de Defesa Agropecuária basta acessar este link.

Saiba mais sobre doença

A febre aftosa é uma doença de notificação obrigatória, conforme o Código Sanitário para Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e a Instrução Normativa nº 50/2013 do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Ela é causada por um vírus altamente contagioso, com impacto econômico significativo, acometendo principalmente os animais de produção como bovinos, suínos, caprinos, ovinos e outros animais.

A doença é raramente fatal em animais adultos, mas pode causar mortalidade entre os animais jovens.

O vírus é encontrado em todas as secreções e excreções do animal infectado e pode ser transmitido pelas vias direta (contato entre animais, aerossóis e suas secreções e excreções, sangue e sêmen) ou indireta (água, alimentos, fômites, trânsito de pessoas, equipamentos, materiais, veículos, vestuários, produtos, alimentos de origem animal), entrando no organismo por inalação, ingestão ou abrasão de pele ou mucosas.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.