MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prefeitura de Cabo Frio tem menos de 60 dias para apresentar plano de ação para o Hospital de Tamoios

Unidade vai se transformar em um centro de especialidades e diagnósticos

Por Vinícius Pereira
24/05/22 - 13:21
Prefeitura de Cabo Frio tem menos de 60 dias para apresentar plano de ação para o Hospital de Tamoios Hospital permanece fechado e sem previsão de reabertura | Foto: Reprodução Portal Multiplix

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro intimou a prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, a apresentar um plano concreto de ação para transformação do Hospital de Tamoios em um centro de especialidades e diagnósticos, dentro do prazo de 60 dias, a partir do último dia 9 de maio.

O Ministério Público Estadual (MPRJ) monitora o processo desde 2020, quando inicialmente recomendou por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio, a implementação de melhorias no Hospital de Tamoios. A Ação Civil Pública foi instituída a partir do fechamento da unidade.

Segundo o MPRJ, em fevereiro deste ano, o município se manifestou informando que o projeto do Hospital de Tamoios, como um todo, era inviável, pois a sua estrutura física não serviria para a atender aos requisitos da Política Nacional de Hospitais. Diante deste fato, foi tomada a decisão de transformar o prédio no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico de Tamoios.

Em março, o Ministério Público concluiu que o parecer deveria ser submetido a um crivo de controle social, ou seja, com efetiva participação da sociedade. Por esse motivo, o MP propôs que a decisão da gestão pública fosse submetida ao Conselho Municipal de Saúde de Cabo Frio.

UPA segue como único local de atendimento emergencial no distrito UPA segue como único local de atendimento emergencial no distrito | Foto: Reprodução Portal Multiplix

Moradores pedem a reabertura da unidade

Após ser fechado para obras em junho de 2020, o hospital só foi reinaugurado em 30 de dezembro do mesmo ano, mas sem condições de funcionamento. O prédio continua fechado até hoje.

Buscando uma solução para problema, os moradores de Tamoios fizeram abaixo-assinado e um protesto pacífico na frente do hospital. Eles contaram ao Portal Multiplix que o atendimento está sendo realizado na UPA 24 Horas que, segundo eles, está sobrecarregada. Outra opção é se deslocar 40 km até o centro da cidade para conseguir realizar uma consulta em outras unidades de saúde.

O que diz a Prefeitura de Cabo Frio

A atual gestão do prefeito José Bonifácio questionou a obra feita no governo anterior, alegando que ela não foi realizada na totalidade, conforme o previsto em contrato.

De acordo com a prefeitura, a questão foi parar na Justiça. Um perito vai avaliar e decidir se a obra foi concluída, conforme afirma a empresa responsável.

“Depois disso, o prédio será transformado no Centro de Especialidades e Diagnósticos, que vai oferecer consultas e exames em diversas especialidades médicas”, destacou o município.

A reportagem tenta contato com algum representante da administração passada para falar sobre o assunto.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.