MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

OMS reforça importância da atividade física e especialistas destacam benefícios

Fisioterapeuta e educador físico dão dicas para as pessoas retomarem rotina de exercícios físicos em meio à pandemia

Por Matheus Oliveira e Isadora Jaron
29/12/20 - 10:22
OMS reforça importância da atividade física e especialistas destacam benefícios Prática de atividade física melhora a imunidade | Foto: Banco de Imagem

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçou a importância da atividade física para a saúde. No documento, que traz novas diretrizes globais sobre os exercícios e o sedentarismo, a recomendação aumenta para 300 minutos o tempo da atividade física semanal. Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados.

Para saber os benefícios das atividades físicas e os cuidados que devem ser tomados, a reportagem do Portal Multiplix conversou com dois especialistas para oferecer dicas e ajudar os cidadãos na busca pela melhora da qualidade de vida.

O exercício físico traz inúmeros benefícios para a vida. Reduz o risco de mortalidade por doença cardiovascular, diabetes tipo 2, hipertensão e melhora a autoestima, o sono e a expectativa de vida.

“No cenário atual, de pandemia mundial, a atividade física vem se destacando pelo seu papel de promoção de saúde. As maiores doenças e patologias que atingem a população, como obesidade, diabetes, problemas no coração, podem ser tratados e prevenidos com a atividade física. E até hoje, grande parte de problemas psíquicos, como depressão e ansiedade, a atividade física vem se mostrando eficaz. Além de aumentar a expectativa de vida, te dá uma melhor qualidade de vida, proporciona bem estar e é comprovado cientificamente que os exercícios físicos dão uma vida melhor”, explicou o educador físico Samuel Ramos.

Além dos benefícios para a saúde, a atividade física também promove o bem estar e torna o dia mais produtivo. Samuel explica que, hoje em dia, são tantas possibilidades de exercícios, como caminhada, corrida, academia, ciclismo e etc que não dá para ficar parado. E, mesmo com a pandemia da Covid-19, os exercícios continuam presentes, mesmo dentro de casa.

“A prática de exercícios físicos dentro de casa então, tomou uma grande proporção. Pessoas que já tinham rotina de atividade física, continuaram dentro de casa e grande parte da população que ainda não praticava nenhum tipo de atividade, com mais tempo em casa, viu a necessidade e a importância de começar a realizar algum tipo de atividade. Exercícios apenas com o peso corporal, com galão de água, com saquinho de arroz ou feijão se tornaram de grande valia”, enalteceu o educador.

E para quem ainda está com medo de retornar para as academias e também não quer fazer exercícios na rua, Samuel dá algumas dicas.

“Tenha atenção. Se for fazer exercício, cuidado ao usar a cadeira ou algum banco, sempre verificar se estão direitinho e firmes. Ter atenção dentro de casa para não fazer exercício com o chão molhado, ou perto de vidro, e principalmente sempre procurar o acompanhamento ou aconselhamento de um profissional de educação física que é o responsável e o único profissional que tem a capacidade de prescrever exercícios. Evitar fazer treinamentos de internet, blogueiros, pessoal das redes sociais, pois na grande parte das vezes aqueles exercícios são generalistas e o treinamento elaborado pelo profissional de educação física, mesmo dentro de casa, vai ser o mais específico para a pessoa”, frisou Samuel.

Para finalizar, Samuel ainda destaca que é importante praticar exercícios pelo menos de duas a três vezes por semana.

“O importante, primeiramente, é inserir pelo menos duas ou três vezes a atividade física na sua semana. Desde que seja uma ida a academia, um treinamento dentro de casa, uma corrida na rua, uma caminhada e conforme for passando o tempo vai vendo que vai sentir a necessidade de inserir mais dias de atividade física na rotina. Conforme for a evolução, a semana, vai dando prioridade em praticar mais vezes por semana, porque às vezes perdemos duas a três horas nas redes sociais e se soubermos ter equilíbrio, o dia pode ser mais produtivo e, com essas mudanças, vai ganhando tempo na semana para inserir mais a prática de atividade física”, finalizou.

Entretanto, quem deseja praticar exercícios físicos e melhorar sua qualidade de vida, precisa se prevenir e tomar determinados cuidados.

O fisioterapeuta friburguense Júnior Arrais destaca a importância da atividade física para ajudar a imunidade e combater a Covid-19, mas faz um alerta.

“A pessoa que pretende fazer atividade física deve verificar se o corpo está em condições de exercer as atividades, para que a prática, além de benéfica se torne segura. O exercício não deve sacrificar o organismo e prejudicar a saúde. Lembrando sempre que além disso, é obrigatório a continuidade dos protocolos de segura individuais, para o aumento da segurança e melhor desfrute das atividades”, declara.

Ele comenta ainda sobre como prevenir lesões em meio à rotina de exercícios.

“Quando falamos de prevenção vamos muito mais além. Trata-se não apenas de verificar as condições do corpo, e sim de criar condições mais seguras e adequadas para quem for realizar as atividades, buscando o equilíbrio nutricional, muscular, mecânico e do índice de trabalho da atividade escolhida, para a montagem de um protocolo de treinamento individual e específico para o organismo avaliado, para o melhor aproveitamento e diminuição do risco de lesões nesse momento de início ou retomada as atividades físicas”, relata.

“A minha vivência me fez buscar toda a base preventiva (questão nutricional, muscular, mecânica, cardiorrespiratória,) para ser inserida ao tratamento desde seu início dentro das possibilidades que o corpo do indivíduo me permita, para que no decorrer do processo reabilitativo o organismo já comece a conhecer sua "nova rotina", desenvolver hábitos melhores e exercer suas funções com mais qualidade pra quando ele estiver recuperado, já esteja preparado pra ser inserido as atividades que deseja”, conclui Juninho.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.