MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo tem um caso suspeito de coronavírus

Informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira pela prefeitura; entenda a situação

Por Redação Multiplix
27/02/20 - 10:19 | Atualizada em 27/02/20 - 11:48
Nova Friburgo tem um caso suspeito de coronavírus Coronavírus teve primeiro caso confirmado no Brasil nesta semana | Foto: Paula Winter

A Prefeitura de Nova Friburgo divulgou na manhã desta quinta-feira, 27, uma nota oficial em que confirma a existência de um caso suspeito de coronavírus no município. O caso, que está sob investigação, é em uma mulher que recebeu atendimento médico no Hospital da Unimed, segundo apurou a produção do Portal Multiplix.

A paciente realizou um cruzeiro com destino à Argentina e retornou ao Brasil esta semana, quando foi à unidade hospitalar.

Segundo a nota do Executivo municipal, a paciente teria previsão de ser liberada hoje, mas de acordo com o hospital, ela já recebeu alta.

De acordo com o comunicado, a mulher foi atendida e foram adotadas medidas preventivas contra a transmissão por gotículas. Também foram realizadas coletas de amostras e testes de vírus respiratórios comuns.

“O material coletado para análise específica foi encaminhado para o laboratório de referência do Estado, o Lacen RJ, que encaminha também para Fiocruz, de acordo com o protocolo Charité”, esclarece a nota.

Segundo a prefeitura, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde de Nova Friburgo está acompanhando o caso rigorosamente junto com a Secretaria de Estado de Saúde. O coronavírus só poderá ser confirmado na paciente após o resultado dos exames.

Confira o comunicado na íntegra abaixo.

Arte: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo

Casos no Brasil

O Brasil confirmou o primeiro caso de coronavírus na quarta-feira, no estado de São Paulo. Um homem de 61 anos, que esteve na Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro e, após retornar ao Brasil, apresentou sintomas compatíveis com a doença. O quadro dele não é grave e ele está em quarentena na própria residência.

Até ontem à noite, de acordo com o Ministério da Saúde, em todo o Brasil eram 20 casos suspeitos da doença, sendo cinco no estado do Rio de Janeiro: dois na capital, dois em Niterói e um em Nova Iguaçu.

Dicas da OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) preparou um guia com ações básicas que podem ajudar na prevenção da doença e evitar o contágio. São medidas simples, que evitam a disseminação do vírus que ataca o sistema respiratório das pessoas.

  • Higienizar as mãos: lave-as frequentemente com água e sabão ou passe álcool em gel;
  • Evite esfregar, coçar ou ter qualquer contato com as mucosas, como olhos, nariz e boca, já que elas têm contato direto com a corrente sanguínea e são mais sensíveis a contaminação;
  • Não saia de casa em caso de febre e caso haja dificuldade respiratória, procure ajuda médica;
  • Mantenha pelo menos um metro de distância de pessoas que estejam tossindo ou espirrando constantemente;
  • Tenha boas práticas de higiene respiratória: cubra a boca e o nariz com o braço curvado ou com um lenço de tecido ou papel ao tossir e espirrar e descarte o material imediatamente;
  • Apenas pessoas com sintomas de febre, tosse ou espirros precisam usar máscaras. Exceção para as pessoas que estão auxiliando doentes, que também precisam usar proteção.

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.