MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo recebe, neste domingo, ação pelo fim da violência contra a mulher

Evento vai oferecer atendimentos jurídicos, psicológicos, entre outros serviços

Por Luisa Machado
22/08/19 - 11:01
Nova Friburgo recebe, neste domingo, ação pelo fim da violência contra a mulher Evento pelo Agosto Lilás vai acontecer na Praça Getúlio Vargas, neste domingo | Foto: Acervo/Amanda Tinoco

No mês em que é comemorado o aniversário de 13 anos da Lei Maria da Penha no Brasil, o município de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, vai receber, no próximo domingo, 25 de agosto, um evento em apoio ao Agosto Lilás, em conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

A ação, que vai acontecer na Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade, a partir das 9h, vai oferecer a mulheres diversos tipos de atendimentos, como orientações jurídicas promovidas pela Organização dos Advogados do Brasil (OAB) Nova Friburgo, atendimento psicológico, além de panfletos e materiais para leitura voltados para os públicos infantil, adolescente e adulto. Serviços estéticos como manicure, corte de cabelo, massagem e maquiagem serão desenvolvidos gratuitamente por cerca de 40 voluntários.

"São muitas organizações envolvidas e todos queremos um lugar mais seguro, um lugar melhor, onde mulheres e crianças se sintam protegidas e amparadas", conta Wallace Garcia, um dos psicólogos que prestará atendimentos. "Para aquelas que não sofreram nenhum tipo de violência, a informação chega em forma de prevenção. Para outras que sofrem ou já sofreram algum tipo de abuso, é importante que saibam os caminhos para buscar ajuda. Ninguém precisa passar por isso sozinho", acrescenta.

O objetivo da campanha é prevenir casos de violência contra mulheres, crianças, idosos e vulneráveis. O evento é um projeto do grupo Quebrando o Silêncio, promovido pelas Igrejas Adventistas do Sétimo Dia em âmbito internacional. Ações acontecem, nos dias 24 e 25 de agosto, em cidades do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e Equador.

Casos de violência na região

Os últimos dados de violência contra a mulher registrados no Dossiê da Mulher, do Instituto de Segurança Pública (ISP), são relativos ao ano de 2017. Na área de abrangência da 151ª Delegacia de Polícia de Nova Friburgo, informações mostram que cinco casos de tentativa e um de feminicídio foram registrados.

Também segundo dados do ISP, na área de atuação do 11º BPM (Nova Friburgo, Cantagalo, Duas Barras, Cordeiro, Macuco, Trajano, Madalena e Bom Jardim), nos seis primeiros meses de 2019, foram registradas 58 ocorrências de estupro, diante de 51 denúncias no mesmo período do ano passado. Por sua vez, foram contabilizados 602 casos de lesão, 325 de injúria, 512 de ameaça e 55 de estupro.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.