MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo realiza Dia D de Vacinação contra a gripe neste sábado

Ação acontece em todo o território nacional e a cidade serrana irá disponibilizar seis pontos de atendimento à população

Por Redação Multiplix
03/05/19 - 09:29
Nova Friburgo realiza Dia D de Vacinação contra a gripe neste sábado O dia D de Vacinação contra a Gripe acontece no próximo sábado em todo o Brasil | Foto: Felipe Barros/ExLibris/Secom-PMI

No próximo sábado, dia 4 de maio, acontece o Dia D de Vacinação contra a gripe em todo o território nacional. Em Nova Friburgo, a mobilização será realizada das 8h às 17h no Posto Sylvio Henrique Braune (Suspiro), Tunney Kassuga (Olaria), Dr. Waldir Costa (Conselheiro Paulino) e na Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira (São Geraldo).

Outros dois pontos estão à disposição da população nestes dias 04 e 05, durante a ação social Cidade Solidária promovida pela Prefeitura de Nova Friburgo na Via Expressa, em Olaria. A Secretaria de Saúde disponibilizou equipes para imunização em um stand montado no evento, no horário das 9h às 13h.

Os grupos prioritários que devem tomar as doses da vacina são os idosos com mais de 60 anos; crianças de 6 meses até 6 anos incompletos; gestantes; mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias; trabalhadores da área da saúde; professores; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; presos e funcionários do sistema prisional.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que cerca de 500 mil pessoas já receberam a vacina contra a gripe no Rio de Janeiro. Até o final da campanha, programada para encerrar no dia 31 de maio, a SES espera imunizar 4,8 milhões de pessoas e atingir uma cobertura de 90% do público-alvo.

Cronograma de vacinação

Do dia 10 de abril a 19 de maio a vacina será aplicada em crianças de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes. As doses estarão disponíveis das 8h às 17h, em 1.845 postos de saúde em todo o estado.

A vacinação dos demais grupos acontecerá do dia 22 de abril a 31 maio, tais como puérperas - até 45 dias após o parto, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde.

Importância da Vacina

A vacina contra a influenza é uma das medidas mais efetivas de prevenção em relação à doença e suas complicações. Ela provoca hospitalização e mortes por infecção. A vacinação reforça o sistema imunológico da pessoa, constituindo-se num importante instrumento de prevenção contra a doença.

Sintomas

Inicia-se, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, de garganta, de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se, em geral, de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves como pneumonia, necessitando de internação hospitalar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.