MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo possui 4 casos confirmados de sarampo neste ano

Secretaria de Saúde ainda investiga 35 casos suspeitos da doença no município; saiba onde se vacinar

Por Matheus Oliveira
06/02/20 - 11:47
Nova Friburgo possui 4 casos confirmados de sarampo neste ano Vacinação é a principal forma de prevenção contra o sarampo | Foto: Reprodução/Agência Brasil

De acordo com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde de Nova Friburgo, quatro casos de sarampo foram confirmados no município em 2020, no período que vai de 1º de janeiro a 4 de fevereiro.

Ainda segundo a subsecretaria, foram notificados 35 casos suspeitos e um desses casos já foi descartado por laboratório.

De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz, os sintomas do sarampo são semelhantes aos de uma gripe ou resfriado, por isso, muitas vezes a doença demora a ser confirmada, já que as manchas vermelhas, características da infecção viral, não se manifestam logo no início.

- O que é o sarampo?

O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso. Estima-se que 90% das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas contraem a doença, que é transmitida através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.

- Sintomas

Os principais sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, e mal-estar intenso.

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás nas orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

- Vacina ainda é a melhor forma de prevenir

Como prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo intensificou a vacinação contra o sarampo desde o mês de janeiro. A intensificação valerá até o dia 13 de março, segundo a prefeitura.

A vacina contra a doença está disponível na policlínica Dr. Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no posto de saúde Tunney Kassuga, em Olaria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e na unidade básica de saúde José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo, às terças e quintas, das 8h às 16h.

De acordo com o Executivo, é importante que as pessoas levem a caderneta de vacinação ou os registros de vacinas, juntamente com o cartão do SUS, para serem avaliadas.

Para evitar filas, quem não tiver o cartão do SUS deve dirigir-se à unidade de saúde mais próxima de sua casa com identidade, CPF e comprovante de residência, para a confecção do cartão.

- Tipos de vacina

Os tipos de vacinas são:

  • Dupla viral: protege do vírus do sarampo e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto;
  • Tríplice viral: protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;
  • Tetra viral: protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).

- Quem deve se vacinar?

Crianças

  • Dose zero: devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra);
  • Primeira dose: crianças que completarem 12 meses (1 ano);
  • Segunda dose: aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Adultos

  • Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
  • Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.
  • Quem não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra, deve procurar um posto onde haja vacinação e, se tiver entre 1 e 29 anos, tomar as duas doses, ou, se tiver entre 30 e 49 anos, tomar uma dose.

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.