MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo pode receber mais medicamentos do kit intubação nos próximos dias

Secretaria Municipal de Saúde diz que estoque está em nível crítico, mas ainda é suficiente para necessidade imediata

Por Bernardo Fonseca
27/04/21 - 10:50
Nova Friburgo pode receber mais medicamentos do kit intubação nos próximos dias Nova Friburgo recebeu da SES 1.755 unidades de Midazolam - um dos medicamentos do kit intubação, que deu apenas para dois dias | Foto: Reprodução/Hameln

Com as unidades de terapia intensiva (UTI) do Hospital Municipal Raul Sertã tendo 100% de ocupação dos leitos quase todos os dias, cresce a preocupação sobre uma eventual falta de medicamentos do chamado kit intubação em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Na semana passada, a própria prefeitura emitiu um comunicado informando que a situação era crítica, que havia dificuldade para comprar os remédios do kit no mercado nacional e que as remessas solicitadas à Secretaria de Estado de Saúde (SES) vieram em quantidade insuficiente.

Foram 1.755 unidades de Midazolam, que deu apenas para dois dias, 1.081 de Fentanila, 489 unidades de Propofol e 35 ampolas de Atracúrio.

Nesta terça-feira, 27, o Executivo municipal disse ao Portal Multiplix que embora o repasse da SES tenha sido insuficiente, hoje ainda existem medicamentos para necessidade imediata e que há a expectativa de que o Estado envie ao município nos próximos dias, mais uma remessa dos chamados kits intubação.

Ainda de acordo com a prefeitura, no início deste ano foi realizado um contrato emergencial para suprir a demanda de medicamentos, mas que esse estoque já foi praticamente utilizado.

Um novo contrato está em andamento para suprir a demanda, mas o município argumenta que é necessário que a Secretaria Estadual de Saúde aumente a reposição enquanto o segundo processo não termina.

A reportagem do Portal Multiplix procurou a SES pedindo um posicionamento sobre as questões levantadas pela prefeitura. Este texto será atualizado assim que houver uma resposta.

Os medicamentos que compõem o kit são utilizados para intubar pacientes que estão em estado grave devido à Covid-19.

Com a falta dessas drogas, muitas pessoas precisam ser intubadas sem sedação. Há, inclusive, relatos de pacientes em outros municípios que precisam ser amarrados às camas para que o procedimento possa ser realizado.

Ocupação dos leitos hospitalares

Os últimos dados relativos a internações em hospitais de Nova Friburgo são dessa segunda-feira, 26. Naquela ocasião, a taxa média de ocupação dos leitos de UTI no município era de 92%. O Raul Sertã estava com 100% dessas vagas ocupadas.

Com relação aos leitos de enfermaria, 88% de todos as vagas disponíveis no município, incluindo a rede privada, estavam preenchidos. No Raul Sertã, esse número era de 100%.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.