MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Mutirão atrai 86 doadores de sangue ao Hemocentro de Friburgo; campanha continua

Estoques da unidade estavam em nível crítico; saiba quando e como doar

Por Redação Multiplix
28/06/22 - 11:01
Mutirão atrai 86 doadores de sangue ao Hemocentro de Friburgo; campanha continua Hemocentro de Nova Friburgo fica anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O mutirão de doação de sangue no Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, atraiu 86 doadores no último sábado, 25, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Desse número, 55 foram pela primeira vez doar.

O mutirão foi realizado justamente com o objetivo de aumentar o estoque da unidade, que estava em nível crítico, em pleno “Junho Vermelho”, que é o mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue.

De acordo com a prefeitura, ainda não há previsão para um novo mutirão, mas as doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. O hemocentro fica anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã. O telefone para mais informações é (22) 2523-8084.

Importância de doar sangue

A unidade precisa de, pelo menos, uma média de 15 doadores por dia para manter os estoques dentro do nível adequado, uma vez que o hemocentro abastece os hospitais da cidade e de outros 14 municípios da região.

A maioria dos 86 doadores de sangue durante o mutirão foi ao hemocentro pela primeira vez, segundo a prefeituraA maioria dos 86 doadores de sangue durante o mutirão foi ao hemocentro pela primeira vez, segundo a prefeitura | Foto: Banco de Imagem

Vale destacar que o artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) garante ao empregado deixar de comparecer ao trabalho por um dia para doar sangue, sem prejuízo do salário, a cada 12 meses, desde que comprove a doação.

Durante o outono e o inverno, épocas em que as temperaturas caem e crescem os casos de infecções respiratórias, a unidade experimenta uma queda significativa nas doações. Daí a importância de mutirões como o do último sábado.

Quem pode doar?

É necessário ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade deverão estar acompanhados do responsável.

Para doar pela primeira vez, é preciso ter no máximo 60 anos, estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos.

Não pode doar sangue quem possui ou já teve alguma doença, como, por exemplo, hepatite, malária, AIDS, doença de chagas e mal de Parkinson.

Além disso, alguns fatores temporários impossibilitam a doação, como estar grávida ou amamentando, ter feito tatuagem em menos de 12 meses, ter realizado endoscopia ou colonoscopia em menos de seis meses e ter tido gripe ou Covid-19 em menos de 15 dias.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.