MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Mais um edital de convocação para contratar médicos é lançado em Nova Friburgo; reclamações continuam na cidade

Maioria das novas contratações do Hospital Municipal Raul Sertã é para áreas administrativas, assistência social e enfermagem

Por Natalia Amorim
30/05/22 - 11:22 | Atualizada em 30/05/22 - 13:49
Mais um edital de convocação para contratar médicos é lançado em Friburgo; reclamações continuam A maioria das últimas contratações feitas para o Hospital Municipal Raul Sertã é para as áreas administrativas, de assistência social e enfermagem | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A saúde pública sempre foi um assunto polêmico em Nova Friburgo, na Região Serrana. Na última semana, a prefeitura publicou no Diário Oficial Eletrônico um edital de convocação para a contratação de cirurgiões para o Hospital Municipal Raul Sertã, aprovados em processo seletivo simplificado. Mas este é só mais um dos incontáveis editais para tentar admitir profissionais de saúde, que são lançados pelo município ao longo da gestão.

O Portal Multiplix questionou a prefeitura sobre o motivo pelo qual essas vagas não são preenchidas. O município, por sua vez, reconhece que já realizou diversos processos seletivos na busca de contratação de profissionais da área, mas que os resultados não têm sido satisfatórios. Disse ainda que, muitas vezes, há convocação dos profissionais, mas que alguns não se apresentam. Desta forma, os servidores não podem ser contratados.

Em publicação recente feita nas redes sociais, o prefeito Johnny Maicon (Republicanos) fez um comparativo das folhas de pagamentos de 2020 e de 2022, onde diz que investe R$ 2.333.322,10 a mais em novos profissionais no Hospital Municipal Raul Sertã. O aporte seria referente ao período atual, comparado aos dois últimos anos. Isto, segundo a publicação, representaria 420 novas contratações só na unidade hospitalar.

Contudo, o prefeito não deu detalhes sobre quais seriam esses novos profissionais. Questionada pela reportagem, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que as maiores contratações foram feitas nas áreas administrativas, de assistência social e de enfermagem. E disse ainda que a maior carência está em algumas especialidades médicas, como a pediatria.

Os comentários feitos por internautas friburguenses na publicação são muitos e confirmam a ausência de profissionais médicos no hospital, como:

“E sábado não tinha médico! Avançou muito [o atendimento]!”, provoca uma moradora.

“Onde estão os pediatras no Raul Sertã?”, questionou uma outra.

“São 1.342 funcionários e não tem nenhum pediatra. Sempre mandando ir pra UPA de Conselheiro”, pontuou outro internauta.

Sobre a ausência de pediatras e outras especialidades, a prefeitura informou que, além dos processos seletivos na busca de contratação de profissionais da área, sem sucesso, mas que "está se organizando para realizar um concurso público, que irá suprir essa e outras demandas". Entretanto, não deu uma previsão de quando isto irá acontecer.

No início deste mês, o prefeito de Nova Friburgo assumiu ‘falhas’ no atendimento de saúdeNo início deste mês, o prefeito de Nova Friburgo assumiu ‘falhas’ no atendimento de saúde | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Em entrevista ao Portal Multiplix, no início do mês, o prefeito Johnny Maycon admitiu que existem “falhas” no atendimento de saúde do município. A confirmação ocorreu durante a visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, à cidade.

Na ocasião, o chefe do Executivo reforçou que vai realizar um concurso público para a prefeitura ainda neste ano e disse que o foco da gestão municipal tem sido investir na atenção básica, para desafogar o atendimento no Hospital Municipal Raul Sertã, o que deve melhorar a situação da saúde.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.