MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Julho Amarelo é marcado por campanha de prevenção e combate às hepatites virais

Em Nova Friburgo, testes gratuitos estão disponíveis para a população

Por Redação Multiplix
30/07/19 - 09:00
Julho Amarelo é marcado por campanha de prevenção e combate às hepatites virais Teste é oferecido todas as terças e quintas-feiras no Centro de Saúde Sílvio Henrique Braune | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O último domingo, dia 28 de julho, foi marcado por ser o Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais. Durante todo o mês de julho, no Brasil, unidades de saúde e organizações públicas ofereceram atividades de prevenção e combate aos diferentes tipos de hepatites virais.

Um estudo recente divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que, atualmente, cerca de 325 milhões de pessoas são portadoras de hepatites do tipo B ou C, que representam 96% das mortes causadas pela doença no mundo. De acordo com os dados, a hepatite é a segunda doença infecciosa mais fatal, registrando 1,4 milhão de mortes por ano, se contabilizadas apenas as hepatites B e C.

No Brasil, informações do Ministério da Saúde mostram que mais de 500 mil pessoas vivem com o vírus da hepatite C, o mais comum, no corpo. Em pesquisa realizada pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), 632.814 casos confirmados de hepatites virais foram registrados no Brasil de 1999 até 2018. Deste montante, cerca de 26% são referentes aos casos de hepatite A, 37% aos de hepatite B, 36% aos casos de hepatite C e cerca de 1% aos de hepatite D.

Casos na Região Serrana do Rio

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, de janeiro a dezembro de 2018, 888 testes de hepatites B e C foram realizados pelo Centro de Saúde Sílvio Henrique Braune, principal posto do município. Desse montante, cinco testes deram resultados positivo. Já em 2019, de janeiro a junho, 342 testes foram feitos no centro de saúde e um deu positivo.

Nos casos em que o teste dá positivo, o paciente é cadastrado no sistema de farmácia municipal para que, assim, receba gratuitamente remédio enviado pelo governo federal.

Os testes rápidos de hepatites B e C podem ser feitos todas as terças e quintas-feiras, sempre às 8h ou às 13h, no Centro de Saúde Silvio Henrique Braune. Os testes também estão disponíveis na Estratégia de Saúde da Família, no bairro de Riograndina.

Formas de transmissão e sintomas

A hepatite, em todos os seus tipos, é uma doença causada por vírus, portanto, é contagiosa. Ela pode ser transmitida em situações precárias de saneamento básico, higiene pessoal e de alimentação. Também é possível o contágio através do sangue, por meio de transfusões, compartilhamento de seringas, agulhas, alicates de unha e outros objetos cortantes. A doença pode ser passada da mãe para o feto, durante a gravidez, ou para o recém-nascido, durante o parto, ou, também, entre casais, através de relações sexuais desprotegidas.

Nem sempre essas doenças apresentam sintomas definidos, mas, quando aparecem, podem ser:

  • Cansaço

  • Febre

  • Mal-estar

  • Tontura

  • Enjoo

  • Vômitos

  • Dor abdominal

  • Pele e olhos amarelados

  • Urina escura

  • Fezes claras


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.