‘Imuniza SUS’: projeto de Arraial do Cabo é selecionado para participar de evento nacional em Goiás
Cidade vai representar a Baixada Litorânea no 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais
26/04/23 - 15:08

Vem de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, um projeto na área da saúde que vai representar toda a Baixada Litorânea no 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais.
O ‘Imuniza SUS’, como é chamado, foi selecionado para participar do evento que acontece no mês de julho, entre os dias 16 e 19, no Centro de Convenções de Goiânia, no estado de Goiás.
De acordo com os critérios do congresso, o projeto foi selecionado entre os municípios da Baixada Litorânea por ter se destacado como uma 'experiência exitosa' na região.
O projeto de autoria da coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Janete Rangel, apresenta ações integradas como estratégia para o aumento da cobertura vacinal em Arraial do Cabo.
Entre os objetivos está a elaboração de estratégia para o aumento da cobertura vacinal | Foto: Reprodução/Fabio Rodrigues-Pozzebom (Agência Brasil)
Para a coordenadora Janete Rangel esse trabalho é muito relevante para todos os municípios da região da Baixada Litorânea:
Esse projeto busca fazer o levantamento da cobertura vacinal e o controle das doenças imunopreveníveis. Esse é o objetivo principal, seguido da função, não menos importante de fazer transcrição da caderneta vacinal, passando todos os dados para o sistema nacional de imunização.
Além de coordenadora do projeto, Janete é enfermeira e garante que a busca pela excelência na cobertura vacinal deve ser um trabalho de todos.
A intenção é que outros municípios possam seguir essa linha de atuação.
Sobre o congresso
Em 2023, Goiânia será sede do maior evento de saúde pública da América do Sul: com o tema ‘O SUS que falta no Brasil’. Para a organização do evento, os desafios do Sistema Único de Saúde são muitos e a pandemia do coronavírus trouxe dificuldades ainda maiores.
Se por um lado, a imagem do SUS na sociedade brasileira ganhou prestígio, por outro, ficaram evidentes as desigualdades regionais em infraestrutura e na atenção à saúde da população, avalia os organizadores.
Com o olhar para o futuro e considerando esse cenário, o 37º Congresso do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde) propõe um aprofundamento nas possibilidades e estratégias para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS.
Além da tradicional Feira SUS, com estandes do Conasems, dos Cosems, patrocinadores, expositores, área de apoiadores, restaurante, credenciamento e afins, esta edição do Congresso Conasems será repleta de atividades.
Entre elas, a mostra 'Brasil, aqui tem SUS', 'Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS', além de painéis técnicos que irão contemplar diversos aspectos do tema Integralidade no SUS.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.