Hospital São José e Prefeitura de Teresópolis encerram parceria e doações de sangue serão feitas em outras cidades
Deslocamento vai acontecer até que as obras no Hemonúcleo sejam finalizadas
Doação de sangue era realizada em hospital particular por meio de contrato
|
Foto: Reprodução/Portal Multiplix
O serviço de coleta de sangue na Unidade de Hematologia do Hospital São José (HSJ), em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, que acontecia desde 2021, foi encerrado na última semana.
A informação foi confirmada pelo próprio hospital ao Portal Multiplix nessa quarta-feira, dia 6.
A unidade de saúde particular realizava alguns atendimentos para a rede pública de saúde da cidade, porém, o contrato que estabelecia essa prestação chegou ao fim. A direção do hospital nos enviou uma nota:
O contrato com a prefeitura acabou em 29/02. Alguns serviços já haviam sido direcionados em janeiro, antes do término do contrato. Mas, o Hemonúcleo havia permanecido e acabou no último dia 29. Agora estão mantidos no HSJ, via SUS, somente os atendimentos oncológicos, vasculares e os do Centro de Terapia Intensiva (CTI).
A Prefeitura de Teresópolis explicou que as doações de sangue estão sendo feitas por meio de agendamento, em unidades do Grupo GSH nas cidades de Petrópolis e Rio de Janeiro.
Para isso, o próprio governo municipal garante que vai disponibilizar o transporte gratuito (de ida e volta) aos doadores, e complementa:
O atendimento seguirá desta forma até a reabertura do Hemonúcleo.
Questionamos a prefeitura sobre o prazo para o fim das obras na unidade, mas não obtivemos retorno.
Sobre as obras no Hemonúcleo
O Hemonúcleo de Teresópolis está fechado para reforma desde janeiro de 2021. Desde então, o serviço de coleta era realizado na Unidade de Hematologia do Hospital São José.
De acordo com o governo municipal, os recursos investidos na obra vieram de uma emenda parlamentar e chegam a R$ 223.138,99.
A intervenção tinha previsão inicial de seis meses de duração, mas o local ainda não foi reaberto.
O Hemonúcleo foi inaugurado em 2001 e atendia, além de Teresópolis, Guapimirim e São José do Vale do Rio Preto. Eventualmente, a unidade auxiliava os hospitais de Nova Friburgo, Magé e até do Rio de Janeiro.
Para doar sangue
De acordo com a prefeitura, os interessados em doar sangue devem solicitar o agendamento pelo WhatsApp (21) 99695-7470, quando serão informados sobre a data marcada.
Confira os locais em que acontecem as coletas de sangue para Teresópolis, enquanto o funcionamento do Hemonúcleo não é normalizado:
GSH Banco de Sangue de Santa Teresa - Petrópolis
- Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, Bingen, todos os dias, das 7h às 18h (inclusive sábados, domingos e feriados).
GSH Banco de Sangue Serum - Rio de Janeiro
- Av. Marechal Floriano, 99 , Centro, todos os dias, das 7h às 18h (inclusive sábados, domingos e feriados).
GSH Banco de Sangue Serum - Rio de Janeiro
- Av. Ayrton Senna, 2150 (Casa Shopping) Bloco P, Lado Península - Barra da Tijuca, todos os dias, das 7h às 18h (inclusive sábados, domingos e feriados).
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






