MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Hospital de Campanha de Nova Friburgo poderá não abrir, de acordo com estudo da SES

Custo mensal, taxa de ocupação dos leitos estaduais e flexibilização são motivos para encerrar as obras

Por Redação Multiplix
22/06/20 - 10:23
Hospital de Campanha de Nova Friburgo poderá não abrir, de acordo com estudo da SES Hospital de Campanha de Nova Friburgo está sendo montado no ginásio esportivo Frederico Sichel | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Os hospitais de campanha que ainda não foram inaugurados no estado do Rio de Janeiro, poderão não ser abertos, inclusive o de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, conforme um estudo técnico da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Os dados foram divulgados no jornal Bom dia Rio, da TV Globo, na manhã desta segunda-feira, 22. Em documento obtido pela emissora, há a não recomendação de abertura dos cinco hospitais de apoio restantes e a readequação das duas unidades já inauguradas.

De acordo com o estudo, a taxa de ocupação dos leitos das três esferas do governo do Rio de Janeiro já estariam com cerca de um terço em uso. Sendo que na rede estadual, 59,9% estão ocupados para UTI adultos e 56,7% enfermaria adulto.

Ainda segundo o documento, mesmo se houvesse uma segunda onda de casos, após as flexibilizações, o governo poderia ofertar assistência à população com a ativação dos leitos que por ora estão impedidos.

Além disso, o custo mensal para a abertura de novos leitos seria de R$ 43.780,82 para UTI e R$ 33.951,45 para enfermaria e pessoal. Por isso, há a recomendação de não abertura dos hospitais de campanha.

O ex-secretário de saúde, Fernando Ferry, já havia dito, em maio, que os hospitais de campanha poderiam ter as obras atrasadas ou até não serem entregues. Na época, o médico havia dito que o atraso com os números de casos positivos, tornariam as unidades de saúde desnecessárias.

Em Nova Friburgo, o hospital de campanha está sendo montado no ginásio esportivo Frederico Sichel, da Firjan-Sesi, em Conselheiro Paulino. As obras começaram no dia 10 de abril.

O Portal Multiplix entrou em contato com a SES que informou que o estudo da equipe técnica não é um parecer definitivo e sim uma recomendação.

"O documento é uma avaliação preliminar da viabilidade ou não de construção dos hospitais de campanha. Por fim, a SES informa que uma decisão definitiva sobre o tema ainda será tomada", disse trecho da nota.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.