MENU

Portal Multiplix

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Governo do Rio lança programa Laços – Maternidade Segura voltado para o bem-estar das mães

Dos 70 municípios que têm maternidade municipal, 53 já aderiram ao programa, um deles é Nova Friburgo

Por Redação Multiplix
21/07/21 - 14:31
Governo do Rio lança programa voltado para o bem-estar das mães Maternidade Mário Dutra de Castro, em Nova Friburgo, será beneficiada pelo programa | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Lançado na última quarta-feira, 14, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o programa “Laços – Maternidade Segura” prevê o repasse de mais de R$ 150 milhões anuais para custeio e investimento nas unidades de saúde cadastradas.

O investimento vai permitir a abertura de novos leitos e também a qualificação do serviço já existente, tanto para parto de risco habitual quanto para alto risco. Além disso, serão oferecidos às mulheres kits com mochila, roupas, mantas e toalhas para o bebê, além de camisa para amamentação e um sling, um tecido utilizado para carregar bebês junto ao corpo de um adulto, e óleos para massagem e hidratação.

Para aderir ao programa, os municípios deverão assinar um termo de adesão e ainda se comprometer a enviar, a cada 15 dias, uma planilha de monitoramento de crianças nascidas expostas ao HIV ou à sífilis e inserir os leitos de alto risco no sistema de regulação estadual.

Entre os indicativos de qualidade exigidos pelo programa estão o aumento do percentual de partos normais, garantia de que o recém-nascido exposto ao HIV faça exame de carga viral, aplicação da vacina BCG na maternidade, garantia à gestante de um ou uma acompanhante de livre escolha durante toda a internação e o registro civil do bebê realizado antes da alta hospitalar.

O Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro de Nova Friburgo que já participa da Rede Cegonha e, agora, com o projeto "Laços - Maternidade Segura", deve continuar aprimorando o serviço às gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), já que Nova Friburgo é referência para partos de alto risco.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.