MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Friburgo atende orientação do Ministério da Saúde e amplia imunização contra Meningite e HPV

Imunizante está disponível nas quatro salas de vacinação da cidade

Por Natalia Amorim
15/09/22 - 16:53
Friburgo atende orientação do Ministério da Saúde e amplia imunização contra Meningite e HPV Vacina contra meningite e o HPV estão disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes | Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Passou a vigorar neste mês de setembro as alterações na vacinação infantojuvenil, com a ampliação da faixa etária para dois tipos de imunizante em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

As doses já estão disponíveis nas salas de vacinação do município: Posto de Saúde Tunney Kassuga (Olaria); Posto de Saúde Waldyr Costa (Conselheiro Paulino); Posto de Saúde Sylvio Henrique Braune Suspiro e Posto de Saúde José Copertino Nogueira (São Geraldo).

A secretária de Saúde, Nicole Cipriano, reforçou a importância da vacinação para o público-alvo:

Somente o imunizante assegura a prevenção contra doenças. Fiquem atentos às cadernetas vacinais, estamos [nas salas de vacina] de segunda a sexta-feira, com horários amplos, para que todos tenham acesso ao imunizante.

As mudanças

Vacina contra meningite

A partir de agora, a vacina meningocócica (ACMY), que protege contra meningite, até então disponível no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos, se estende para os jovens de 11 a 14 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, a ampliação tem como objetivo reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe.

A indicação é tomar uma dose ou reforço, conforme a situação vacinal. A faixa etária com maior risco de adoecimento são as crianças menores de um ano de idade, no entanto, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença.

Pesquisas apontam que as vacinas meningocócicas demonstram uma resposta imune mais robusta nos adolescentes, com persistência de anticorpos protetores por um prolongado período.

Essas evidências embasaram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) a incluir no Calendário Nacional de Imunizações a administração de doses de reforço com as vacinas meningocócicas conjugadas na adolescência.

Vacina contra o HPV

No caso do HPV, a ampliação inclui meninos de 9 e 10 anos. Com isso, a vacinação passa a ser para qualquer pessoa de 9 a 14 anos de idade, independentemente do sexo.

A vacinação contra o HPV em adolescentes é utilizada por mais de 100 países. Vários deles já possuem estudos de impacto dessa estratégia com resultados positivos na prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus, como câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe.

A vacina que protege contra o Papilomavírus Humano (HPV) foi incorporada de forma escalonada ao Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de 2014.

É estimado que o Brasil tenha de 9 a 10 milhões de infectados pelo Papiloma Vírus Humano e que, a cada ano, 700 mil casos novos da infecção surjam. Cerca de 105 milhões de pessoas são positivas para o HPV 16 ou 18 no mundo.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.