MENU

Portal Multiplix

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Fiocruz detecta nova variante em Teresópolis

Executivo iniciou processo de controle da cepa no município

Por Redação Multiplix
08/03/21 - 10:16
Fiocruz detecta nova variante em Teresópolis Nova Variante foi identificada em uma mulher de 76 anos | Foto: Isadora Jaron

Na semana passada, Teresópolis, na Região Serrana do Rio, determinou a volta do rodízio de CPF para conter o avanço da Covid-19. No mesmo dia, o município recebeu da FioCruz / Laboratório Central e da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a conclusão da investigação que identifica a contaminação de paciente do município pela Variante P1 do vírus SARS COV 2, agente etiológico da Covid-19.

De acordo com informações do Gabinete de Crise contra o coronavírus, a contaminação foi detectada em uma paciente mulher, de 76 anos, moradora de Teresópolis, que faleceu na última sexta-feira, 5 de março, no Hospital do Instituto Nacional de Infectologia da FioCruz, onde estava internada após dar entrada na UPA 24h de Teresópolis com quadro grave.

Ainda segundo a prefeitura, imediatamente após receber o laudo da FioCruz, a investigação epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde iniciou processo de controle da cepa e está acompanhando todos os contatos da paciente. Outros casos estão em investigação e aguardam resultados dos seus exames de swab – RT PCR.

Através de uma nota enviada pelo Executivo, a introdução da Variante P1 associada às aglomerações registradas nas últimas semanas (Carnaval e final do Campeonato Brasileiro) e também ao afrouxamento do cumprimento das medidas preventivas por parte da população são as condicionantes do período grave de aumento da doença que Teresópolis vem enfrentando.

A orientação da Saúde, neste momento, é que a população aumente os cuidados para prevenir o avanço da contaminação, tais como:

  • Uso de máscaras de proteção, de preferência triplas
  • Higienização regular das mãos
  • Uso do álcool gel a 70%
  • Distanciamento social

Além disso, o Executivo destaca que os centros de triagem e testagem continuam funcionando e é necessário que, frente a qualquer contato com paciente suspeito ou contaminado ou diante de algum sintoma, a pessoa se dirija aos centros de triagem para ser atendida e testada adequadamente. Nesses casos, o isolamento social é essencial.

A orientação segue para as pessoas que viajaram recentemente ou viajam frequentemente. É importante manter o isolamento social por 10 dias ao retornar, dado que a circulação da Variante P1 acontece em outros países e cidades próximas, como recentemente foi noticiado.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.