MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Estado do Rio prorroga campanha de imunização contra a febre aftosa

Pecuaristas tem até o dia 15 de dezembro para vacinar bois e búfalos e enviar declaração online

Por Redação Multiplix
30/11/20 - 12:10
Estado do Rio prorroga campanha de imunização contra a febre aftosa Imunização conta com sistema de formulário digital para a declaração de vacinação | Foto: Divulgação/Governo do RJ

O Estado do Rio de Janeiro prorrogou a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. Agora, os pecuaristas têm até o dia 15 de dezembro para vacinar os bois e búfalos. Este ano, a imunização conta com um sistema inédito de formulário digital para a declaração de vacinação do rebanho.

A vacinação começou no dia 1º de novembro e se encerraria nesta segunda-feira, 30. Porém, de acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, atendendo à solicitação recebida pela Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), a Superintendência de Defesa Agropecuária conseguiu a autorização para ampliar o prazo.

Com isso, os pecuaristas terão até o dia 15 de dezembro para adquirir as doses de vacina nas lojas autorizadas e fazer a imunização dos seus rebanhos. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento destacou que a vacinação é obrigatória.

“O produtor que não vacinar e declarar a vacinação do seu rebanho pode ser multado e ter a propriedade interditada. Nesta etapa, devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade”, destacou a nota.

Caso o produtor não possua animais nesta faixa etária, deverá declarar o seu rebanho junto à Defesa Agropecuária.

Após a vacinação, o criador terá até cinco dias para enviar ou entregar a declaração de vacinação aos Núcleos de Defesa Agropecuária.

Ainda segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, a ação tem como objetivo imunizar mais de 800 mil cabeças de bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses de idade. A novidade nesta etapa é o novo sistema digital elaborado pelo Proderj, que disponibilizará os formulários digitais para lançamento dos dados de rebanho e cadastro online.

Na primeira fase da campanha, foram vacinados mais de 2,3 milhões de animais, atingindo o índice de quase 92% da taxa de imunização no estado do Rio de Janeiro, recorde dos últimos 5 anos.

“Com os bons resultados da primeira etapa de vacinação esperamos que, neste segundo período e com a ampliação do prazo, todos os pecuaristas fiquem atentos à data e não deixem de vacinar o seu rebanho. É o momento de responsabilidade e preocupação com a própria saúde e com a sanidade dos animais”, ressaltou o secretário de estado de Agricultura, Marcelo Queiroz.

Produtores devem se atentar aos seguintes passos:

  • Adquirir as vacinas em lojas autorizadas;

  • Transportar em caixa de isopor com gelo;

  • Aplicar 2ml na tábua do pescoço;

  • Preencher toda declaração de vacinação;

  • Enviar a declaração e nota fiscal via WhatsApp, email ou acessar o site da Secretaria de Agricultura.

Ainda segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, as declarações de vacinação deverão ser realizadas, preferencialmente, de forma online, por meio do Sistema Siapec para produtores já cadastrados ou por intermédio do formulário digital disponível no site da Secretaria, anexando o arquivo PDF da nota fiscal da compra da vacina.

A partir dessa fase, o novo sistema virtual desenvolvido pelo Centro de Tecnologia e Informação e Comunicação do Estado do Rio (Proderj) para o controle da vacinação do rebanho fluminense será usado. Antes, esse processo era feito manualmente e entregue presencialmente às autoridades sanitárias.

Outras informações podem ser acessadas no site.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.