MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Especialista esclarece dúvidas sobre o sarampo

Médico da Secretaria de Saúde do estado do Rio destaca a importância da vacinação para se prevenir a doença

Por Matheus Oliveira
12/07/18 - 10:50
Especialista esclarece dúvidas sobre o sarampo  vacinação contra o sarampo. | Divulgação

Nesta semana foram confirmados dois casos de sarampo no Estado do Rio de Janeiro, em estudantes da Faculdade de Direito da UFRJ. A doença, transmitida por vírus, provoca manchas vermelhas no corpo, febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e pontos brancos na mucosa bucal. O sarampo já foi uma das principais causas de mortalidade infantil no país e pode deixar sequelas neurológicas e deve ser prevenido.

O médico da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, comentou sobre as formas de prevenção, destacando que a maneira de se prevenir a doença é se vacinando.

 “A única maneira de evitar o sarampo é por meio de vacinação. As doses já fazem parte do calendário do Ministério da Saúde há muitos anos. A vacina Tríplice Viral protege não só contra o sarampo, mas também caxumba e rubéola e está disponível a qualquer época do ano nos postos públicos de saúde dos municípios”, destacou, completando em seguida.

 “Crianças com 12 meses de idade devem ser vacinadas em duas doses, uma três meses depois da outra. A cobertura vacinal contra o sarampo para crianças de 1 ano no estado é de 95%. Adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados também devem procurar os postos de saúde. Aqueles que tomaram as duas doses da vacina não precisam tomar nova dose”, complementou.

 Segundo o especialista quem não sabe se foi vacinado, pode procurar um posto de vacinação e tomar a medicação.

“Essas pessoas devem procurar um posto de vacinação para avaliar a necessidade de se proteger contra o sarampo com a vacina”, ressaltou.

Por fim, ele ainda lembrou que as grávidas, pessoas com alergia grave aos componentes da vacina comprovada ou com depressão importante do sistema imunológico não devem ser vacinados.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.