MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Escassez de insumos provoca a suspensão de exames em Nova Friburgo

Ministério da Saúde admite dificuldades de encontrar contraste no mercado e diz que o problema é global

Por Natalia Amorim
26/07/22 - 16:20
Escassez de insumos provoca a suspensão de exames em Nova Friburgo Exames de imagens, como cateterismo e angioplastia, estão temporariamente suspensos em Friburgo | Foto: Banco de imagem

Os exames de imagens estão temporariamente suspensos pela Rede Pública de Saúde de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Atualmente, 29 pacientes aguardam para fazer cateterismo e outros sete para realizar exames de angioplastia. Somente em casos considerados urgentes, os procedimentos serão feitos.

Um hospital da rede privada na cidade é credenciado para oferecer o serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas informou recentemente à Secretaria Municipal de Saúde que tem dificuldade de adquirir o contraste no mercado.

O contraste iodado é injetado na veia do paciente na hora de fazer cateterismo ou tomografia, por exemplo. O produto é considerado fundamental para o diagnóstico de algumas doenças, principalmente do coração.

A substância química é capaz de realçar tecidos que, normalmente, não apareceriam com nitidez em uma imagem radiológica.

Problema nacional

A redução dos estoques não é um problema exclusivo de Friburgo. Ele afeta todo o país e levou o Ministério da Saúde a fazer até um alerta.

O desabastecimento é atribuído às medidas de confinamento por causa da pandemia da Covid-19 na China, principal fornecedora desses produtos no Brasil.

Sendo assim, o governo federal recomendou o racionamento no uso de contraste, de modo que os médicos deem prioridade para pacientes de maior risco e em situação de urgência ou emergência.

O Ministério da Saúde disse que trabalha sem medir esforços para manter a rede de saúde abastecida com todos os medicamentos ofertados pelo SUS.

Acrescenta ainda que, em conjunto com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outros órgãos, busca articular ações emergenciais para diminuir a falta de medicamentos no país.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.