MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Decreto estadual institui Calendário Único de vacinação contra a Covid-19

Cronograma prioriza três novas categorias e visa acelerar a imunização em todo o território fluminense

Por Kessia Coutinho
30/03/21 - 16:21
Decreto estadual institui Calendário Único de vacinação contra a Covid-19 Governador em exercício Cláudio Castro anunciou o calendário em coletiva no Palácio Guanabara | Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro

O Governo do Estado do Rio de Janeiro apresentou, nesta terça-feira, 30, em uma coletiva de imprensa, o Calendário Único de vacinação para o território fluminense.

De acordo com o governador em exercício, Claudio Castro, a decisão foi tomada após uma reunião feita entre o prefeito da capital do estado, Eduardo Paes, e também de Niterói, Axel Grael, onde foi apresentada a sugestão de que fosse implementado um calendário unificado, já que com o andamento da vacinação em ambas as cidades pessoas estariam migrando para tentarem ser vacinadas.

Com o novo calendário, três categorias passam a ser priorizadas: profissionais de saúde, agentes de áreas de segurança pública e profissionais da educação.

Segundo o planejado pelo governo estadual, o primeiro grupo, que conta com cerca de 320 mil profissionais da saúde que ainda não foram imunizados, vai entrar na lista para ser vacinado a partir do dia 5 de abril.

O segundo grupo conta com profissionais da área de segurança e salvamento e que vão começar a ser imunizados do dia 12 a 17 de abril.

Profissionais da área de Educação também serão imunizados a partir da segunda quinzena de abril.

Ainda de acordo com as informações do decreto, os idosos continuam sendo imunizados. Para as pessoas de 75 anos ou mais, a previsão é de 30 de março a 10 de abril. Pessoas entre 65 a 74 anos, do dia 30 de março a 17 de abril. Idosos de 60 a 64 anos a imunização deve acontecer nos dias 12 a 17 de abril.

A publicação do Calendário Único de Vacinação no Diário Oficial foi feita em edição extraordinária do Diário Oficial desta terça-feira, 30. De acordo com o governo do estado, todas as doses serão disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e a intenção é trabalhar junto com as prefeituras e evitar possíveis aglomerações durante a vacinação.

"O calendário único servirá como norte para os municípios para que todos possam acompanhar as fases de imunização. As cidades que já estão adiantadas em relação à vacinação do primeiro grupo previsto no calendário único poderão dar prosseguimento aos seus calendários. Entretanto, as Secretarias Municipais de Saúde deverão seguir os grupos previstos na 1ª fase de imunização, conforme preconizado no Plano Nacional", diz trecho do comunicado do governo do estado.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.