MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Coronavírus: quem deve ficar em isolamento domiciliar e o que fazer?

Pessoas com casos leves ou que tenham contato com infectados devem se proteger

Por Isadora Jaron
13/03/20 - 12:48
Coronavírus: quem deve ficar em isolamento domiciliar e o que fazer? Isolamento domiciliar dura, em média, 14 dias | Foto: Banco de Imagem

Até a manhã desta sexta-feira, 13, o Brasil já tinha 151 casos confirmados do novo coronavírus, após divulgação das secretarias estaduais de Saúde, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e também dos dados últimos dados do Ministério da Saúde.

Com tantos casos e com o vírus se propagando por algumas regiões do país, quem deve ficar em isolamento domiciliar e quais os cuidados precisa tomar em relação à quarentena? O monitoramento dos pacientes nas próprias casas é uma das medidas preventivas contra o covid-19.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os pacientes que devem ficar em isolamento domiciliar são aqueles com sintomas leves e investigados. Apenas quem apresentar sinais graves deve ficar internado em hospital.

Além disso, a OMS diz que brasileiros que tiveram contato próximo com algum infectado ou com suspeita, também devem ficar em casa e, apresentando os sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para realizar os exames.

“É mais um contato domiciliar, não eventual, como o filho ou a filha, o companheiro e uma tia que mora junto, por exemplo. Não a pessoa que teve um contato eventual”, destacou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira.

O isolamento domiciliar dura, aproximadamente, 14 dias ou até o fim dos sintomas, podendo ser prorrogado caso ainda haja tosse, espirros ou sinais prejudiciais na respiração. O profissional de saúde também poderá pedir novos exames para saber se o paciente poderá ter alta.

É importante, durante os dias de isolamento domiciliar, ficar em um quarto bem ventilado e manter a distância de pelo menos um metro da pessoa que esteja com suspeita ou confirmação do coronavírus. Além disso, é recomendado não receber visitas.

Quem for responsável por cuidar do paciente em casa deve usar máscaras que precisa ser descartada assim que acabar o atendimento. É necessária a higienização das mãos com água e sabão após contato com o paciente.

No caso do isolamento em casa, o paciente deverá utilizar talheres, pratos e roupas de cama que não serão compartilhados com outras pessoas. As roupas devem ser lavadas apenas com água e sabão comum.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.