MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Coronavírus: barba, cabelo e bigode devem ser higienizados

Estudos não comprovam a transmissão da infecção através dos pelos do corpo, mas a orientação é ter ainda mais cuidado com a higiene

Por Redação Multiplix
26/03/20 - 09:00
Coronavírus: barba, cabelo e bigode devem ser higienizados Profissionais de saúde devem manter barba e bigode aparados | Foto: Banco de Imagem

Manter a higiene básica em dia ajuda na prevenção do novo coronavírus. Lavar bem as mãos com água e sabão e com frequência, usar álcool gel, espirrar e tossir no antebraço ou utilizando um papel descartável, manter a casa limpa e arejada são alguns dos cuidados. Mas em relação ao cabelo? E para os homens que têm barba e bigode? Quais as recomendações?

Segundo os especialistas, a barba e o bigode não precisam ser retirados por homens que não trabalham na área da saúde. Fazendo a limpeza com água e sabão do rosto, já é suficiente para deixá-las limpas. Contudo, quem é profissional da saúde precisa raspar a barba e o bigode, pois junto com as máscaras acabam filtrando o vírus e as impurezas, prejudicando a vedação e a higienização correta para evitar a infecção.

Oficialmente não há estudos que comprovem a transmissão do vírus nos pelos, mas é necessário manter a higiene e lavar o rosto com ou sem a barba ou o bigode. As dicas também são recomendadas em relação aos cabelos. É preciso fazer a higiene sempre.

Cabelos de todos os tipos, de homens e mulheres, longos ou curtos, com ou sem tintura, ondulados, lisos, crespos, com aplique ou naturais. A regra é simples: se possível, lave-os todos os dias. Se não, intercalando um dia também é indicado. Não é preciso cortar as madeixas e deixá-las curtas.

Nas redes sociais, uma fake news fala sobre evitar usar xampus, já que esses não apresentariam pH suficiente para matar o vírus. Não há fundamento científico comprovando a situação.

Também não há estudo que comprove a transmissão do vírus pelos cabelos. Mas praticar a higiene básica é o melhor a ser feito. Para os profissionais de saúde, prendê-los dentro da touca é a orientação.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.