MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Consumo de açúcar aumenta durante a pandemia e pode trazer problemas

Efeito de doces traz conforto, alívio e sensação de bem-estar

Por Isadora Jaron
28/12/20 - 09:56
Consumo de açúcar aumenta durante a pandemia e pode trazer problemas Com a pandemia, consumo de açúcar aumentou | Foto: Banco de Imagem

Pode falar a verdade, comer um docinho quando está muito ansioso, é uma delícia! Isso porque o açúcar traz a sensação de bem estar e conforto, com um alívio quase imediato. Dessa forma, é comum buscar pelos doces ou refrigerantes quando há uma situação de estresse, tristeza ou ansiedade. Mas, normalmente, o efeito dura pouco e pode trazer malefícios à saúde. E durante a pandemia, o consumo de açúcar aumentou.

“É muito comum que nesse momento de pandemia, em que todos estão mais preocupados e ansiosos, as pessoas aumentem o consumo de alimentos com altos índices glicêmicos, como doces e refrigerantes. Isso acontece porque comer doces ativa o sistema de recompensa do cérebro, liberando dopamina e serotonina, neurotransmissores que fazem com que sintamos prazer, conforto e bem estar”, explicou a psicóloga Nicolle Sampaio.

Porém, apenas o açúcar em excesso passa a ser o vilão na luta contra a ansiedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, houve um aumento de 250% no consumo de alimentos industrializados nos últimos 20 anos e isso não é nem um pouco bom para a nossa saúde.

“Ironicamente, pesquisas afirmam que a ingestão desses alimentos favorece o quadro de ansiedade. Sendo assim, comer desenfreadamente balas e chocolates na busca de aplacar a ansiedade pode ter o efeito exatamente oposto, se tornando um ciclo vicioso. Logo após a ingestão de uma quantidade elevada de açúcar, os níveis de glicose no sangue sobem rapidamente, o que gera a sensação de saciedade. Entretanto, após esse pico de energia, há uma queda abrupta, causando cansaço, irritabilidade, tremores e tontura”, destacou a psicóloga.

O excesso de açúcar no organismo pode causas vários problemas, impactando no emagrecimento, risco de doenças cardíacas, além de distúrbios psíquicos e orgânicos, gerando mais ansiedade e depressão.

“Comer doces quando se está triste ou ansioso é normal, mas é preciso ficar atento para possíveis sinais de transtorno alimentar. A compulsão alimentar traz prejuízos para a qualidade de vida do indivíduo que vão muito além de uns quilos a mais na balança”, finalizou Nicolle.

Entre as dicas do que consumir ao longo do dia estão o chocolate 70%, que também auxiliam para o bem-estar, a banana e o farelo de aveia e as oleaginosas.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.