MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Conselho de Saúde de Friburgo cobra medidas mais rígidas da prefeitura no combate à Covid-19

Conselheiros recomendam retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras e maior proteção aos profissionais de saúde

Por Natalia Amorim
20/06/22 - 10:14
Conselho de Saúde de Friburgo cobra medidas mais rígidas da prefeitura no combate à Covid-19 Conselho Municipal de Saúde cobra medidas mais rígidas da prefeitura no combate à pandemia | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, emitiu em suas redes sociais uma nota de protesto e recomendação à prefeitura a respeito da condução do enfrentamento ao avanço do número de casos de Covid-19 na cidade.

O documento também foi enviado à sede do governo municipal, sugerindo ao chefe do Executivo, Johnny Maycon (Republicanos), que publique um decreto com práticas diferentes das que vem sendo tomadas em relação à doença, que está “novamente agravada”, segundo o conselho.

A nota começa em forma de protesto pela maneira como o combate à pandemia na cidade vem sendo conduzido neste momento, já que a situação atual é diferente da que vem sendo identificada pelo órgão.

Temas como a ausência de um novo decreto que obrigue o uso de máscaras em ambientes fechados e medidas para exclusão momentânea de eventos que estimulem a aglomeração de pessoas também são questionados.

Além disso, a falta de proteção completa e de qualidade para os profissionais de saúde é outro ponto mencionado no documento.

Veja a íntegra da nota

Conselho Municipal de Saúde de Nova Friburgo emite nota de protesto e recomendaçãoConselho Municipal de Saúde de Nova Friburgo emite nota de protesto e recomendação | Foto: Divulgação/CMSNF

Conselho Municipal de Saúde de Nova Friburgo emite nota de protesto e recomendaçãoConselho Municipal de Saúde de Nova Friburgo emite nota de protesto e recomendação | Foto: Divulgação/CMSNF

Resposta da prefeitura

Em resposta aos questionamentos feitos pela reportagem, a assessoria de comunicação informou que, “a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo recebeu um email do Conselho Municipal de Saúde, entretanto, sem assinatura. Cabe ressaltar que a presente gestão da pasta trabalha com documentos devidamente protocolados e/ou identificados digitalmente”.

Conselho Municipal de Saúde rebate

Por sua vez, o Conselho Municipal de Saúde de Nova Friburgo ressaltou que a recomendação foi entregue sem nenhuma irregularidade:

“O documento foi entregue pelo email do conselho que é privativo ao mesmo, com senha restrita. É do conhecimento da secretária essa informação. Os nomes descritos no documento, na parte de assinatura, estão publicados em Diário Oficial. A comissão que assina está, inclusive, com o nome digitalizado de um representante do gestor, que esteve presente a plenária que aprovou a nota registrada.

Não há nenhuma situação fora do conhecimento da secretária, já que a mesma, pelo seguimento gestor, tem quatro cadeiras no Conselho de Saúde. Estávamos com nosso espaço fechado para a higienização necessária e o trabalho foi remoto. Isso não compromete em nada o teor da informação, que já deveria ter ocorrido as providências, apontadas por recomendação, por parte da própria Secretaria de Saúde. Não há informação sigilosa.

Não aceitar o documento alegando essa situação é desmerecer o esforço do CMS e suas prerrogativas. A nota permanecerá ativa. Sugestionamos que a secretária de Saúde, Sra. Nicole Cipriano, tome conhecimento das situações do CMS através dos representantes por ela escolhidos para o seguimento que cabe ao gestor”.

Crescimento no número de casos da doença

A 4ª edição do Panorama Covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra um cenário com tendência de crescimento dos indicadores da Covid-19.

Só em Nova Friburgo, segundo o boletim da prefeitura emitido antes do feriado, de terça-feira, dia 14, para quarta, 15, foram registrados 151 novos casos e duas mortes pelo coronavírus.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.