MENU

Portal Multiplix

Como estão os agendamentos de exames de mamografia em Nova Friburgo?

Pandemia de covid-19 afetou o funcionamento de diversos serviços de saúde, mas prefeitura afirma que agendamentos, tratamentos e procedimentos básicos estão mantidos

Por Isadora Jaron
22/05/20 - 13:51
Como estão os agendamentos de exames de mamografia em Nova Friburgo? Exames de mamografia continuam sendo agendados em Nova Friburgo | Foto: Divulgação/Secom

Os procedimentos básicos na saúde e os tratamentos continuam sendo realizados em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, mesmo com a pandemia do novo coronavírus. As informações são da prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.

Um dos exemplos é o exame de mamografia, que detecta lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, e que, segundo a prefeitura, tem tido agendamento normal através das unidades básicas de saúde.

Segundo o Executivo, a mamografia possibilita a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina.

Ainda segundo a secretaria, os exames de mamografia de rastreamento (mulheres de 50 a 69 anos) e as mamografias clínicas de risco vermelho (paciente com alguma queixa como nódulos) estão sendo agendadas normalmente pelo município, mas é preciso ir a uma unidade básica da cidade para o agendamento via SISREG.

Os exames estão sendo feitos em clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes são encaminhados, após a inserção no SISREG e autorização da Regulação, saindo com a autorização do exame para se dirigirem à clínica.

Câncer de mama

Segundos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), há uma projeção que até 2030 os casos de câncer de mama nas Américas poderá aumentar em 46%, sendo que com uma concentração de 57% dos casos diagnosticados em mulheres com menos de 65 anos, na América Latina e Caribe.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção