MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Clínica para cuidados em saúde mental de crianças e adolescentes será inaugurada nesta terça em Búzios

Município é pioneiro na liberação e implementação do uso do cannabis medicinal na rede pública de saúde

Por Virgínia Carvalho
12/03/24 - 09:50
Clínica para cuidados em saúde mental de crianças e adolescentes é inaugurada em Búzios Clínica Beija-Flor está localizada na rua atrás do Hospital Municipal de Búzios | Foto: Banco de Imagem

Será inaugurada nesta terça-feira, dia 12, às 18h, em Búzios, na Região dos Lagos do Rio, a Clínica Beija-Flor, com foco em atendimento para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O município, que é pioneiro na liberação e implementação do uso do cannabis medicinal na rede pública de saúde, mais uma vez, terá uma iniciativa em prol da acessibilidade dos cidadãos.

A Clínica Beija-Flor oferecerá diversos serviços para atender às necessidades deste público, como cuidados em saúde mental, habilitação e reabilitação para crianças e adolescentes com TEA, epilepsia refratária, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Desafiador Opositor (TOD), e outros diagnósticos psiquiátricos e neurológicos.

De acordo com a Prefeitura de Armação de Búzios, a equipe técnica inclui psicólogos, fonoaudiólogos, assistente social, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psiquiatra infantil e neuropediatra.

Os tratamentos serão personalizados, de acordo com a singularidade de cada paciente, onde serão traçados Projetos Terapêuticos Singulares (PTS) para cada criança e adolescente.

Os PTS podem incluir atendimento individualizado ao paciente e familiares, além dos grupos terapêuticos, de habilidades sociais, de comunicação, e de parentes com orientação parental, dirigida a pais, mães, avós, avôs ou outros.

A prefeitura falou sobre a importância dessa unidade de saúde:

A Clínica Beija-Flor é mais do que uma simples instalação de saúde, é um símbolo de inclusão, apoio e compromisso com o bem-estar de todas as crianças e adolescentes, independentemente de suas diferenças e desafios.

A iniciativa reconhece a importância de oferecer apoio e recursos específicos para este grupo, garantindo a eles a oportunidade de desenvolver habilidades, de ter bem-estar e participar ativamente da sociedade.

Para Búzios, fazer parte deste acolhimento é uma conquista significativa:

Ao investir em uma clínica dedicada a atender às necessidades específicas de crianças e adolescentes com TEA, o município está promovendo uma abordagem inclusiva e proativa para garantir o acesso equitativo aos cuidados de saúde mental.

O governo ressaltou que além de beneficiar as crianças e adolescentes, a iniciativa também terá impacto positivo em suas famílias, que são uma parte muito importante no processo de crescimento e tratamento dos filhos.

A inauguração da Clínica Beija-flor também representa um investimento para o desenvolvimento e saúde do município.

Ao oferecer cuidados de saúde mental de qualidade durante a frase crucial do desenvolvimento, a clínica contribui para um futuro mais saudável e resiliente para a comunidade, reduzindo as demandas futuras por intervenção em saúde.

A nova clínica vai funcionar na rua Doalci Camargo, nº 10, no bairro São José.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.