MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cidades do interior do Rio realizam campanha de combate às hepatites virais

Nova Friburgo e Cabo Frio aderem ao “Julho Amarelo” com ações de prevenção e conscientização

Por Redação Multiplix
21/07/21 - 12:23
Cidades do interior do Rio realizam campanha de combate às hepatites virais No Julho Amarelo, Cabo Frio e Nova Friburgo oferecem testes rápidos para detecção da doença | Foto: Banco de Imagem

As prefeituras de Nova Friburgo e Cabo Frio divulgaram nesta semana ações de conscientização no combate às hepatites virais.

O “Julho Amarelo”, instituído no Brasil em 2019, é o mês de combate à doença, que ainda constitui um sério problema de saúde pública. Durante esse período do ano são realizadas atividades de conscientização através de campanhas educativas.

O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é 28 de julho, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), porém as ações de prevenção acontecem regularmente. E o Julho Amarelo quer chamar a atenção para essas atividades.

O que é a hepatite?

A hepatite é uma inflamação do fígado que compromete seu funcionamento normal, podendo ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Existem diferentes tipos, entre eles: hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D ou hepatite E. Na maioria dos casos, os sintomas passam despercebidos, sendo os mais comuns: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Atualmente, existem testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, que estão disponíveis no SUS para toda a população. Todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite. Populações mais vulneráveis precisam ser testadas periodicamente. Os testes também são indicados para qualquer pessoa que manteve relação sexual sem uso de camisinha, teve alguma infecção sexualmente transmissível (IST) ou tuberculose, ou compartilhou agulhas ou seringas.

O combate às hepatites em Nova Friburgo

O Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Nova Friburgo alerta para a necessidade de realização de teste rápido para descoberta dos casos de hepatite C em pessoas acima de 40 anos, com histórico de transfusão sanguínea antes de 1993, que fizeram ou fazem uso de drogas e que tiveram ou têm relações sexuais desprotegidas.

Nova Friburgo foi contemplada como uma das “cidades piloto” do estado do Rio de Janeiro para a implantação do novo projeto de atendimento aos pacientes de hepatites, tornando a liberação dos medicamentos específicos de forma mais efetiva e melhor acesso para a população, o que torna o início do tratamento mais rápido.

Desde o início de implantação do programa, já foram tratados e curados 44 pacientes portadores de hepatite C e oito pacientes já iniciaram tratamento durante o ano de 2021.

A vacinação contra hepatite B no município está disponível para a população geral nas salas de vacinação de rotina. Em comemoração ao Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais, serão disponibilizados testes rápidos de triagem para hepatites B e C, já realizados regularmente na Policlínica Centro Dr. Silvio Henrique Braune, no Suspiro, sala 5, todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h, e nas unidades da Estratégia da Saúde da Família (ESF) de Riograndina, Nova Suíça, São Pedro da Serra, Olaria II e Olaria III, que também farão a distribuição de um material informativo sobre as hepatites virais. No Hospital Municipal Raul Sertã são realizados para as urgências e no Hospital Maternidade Doutor Mário Dutra de Castro para as gestantes e seus parceiros.

O combate às hepatites em Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio vai realizar nesta quarta-feira, 21, uma campanha de conscientização sobre incidência das hepatites virais. A ação é fruto de uma parceria entre a Superintendência de Políticas Públicas LGBTI+ da cidade e o Hospital Dia, e vai acontecer das 19h às 21h, no Terminal Rodoviário Aléxis Novellino. Os serviços serão oferecidos à população na sala que atualmente é utilizada para auxílio e informações aos turistas.

A campanha vai oferecer testes rápidos, emissão de cartão do SUS, vacinação contra hepatites, vacinação contra a influenza e aferição de pressão arterial. Além da oferta de serviços, a campanha tem o objetivo de alertar à população sobre os riscos da doença.

“Em articulação com a equipe do Hospital Dia, percebemos a necessidade de realizar ações de saúde pública, voltadas para a população LGBTI+ e principalmente para as trans, que se encontram muitas vezes em vulnerabilidade social. Estando mais próximos e facilitando o acesso dessas pessoas, tivemos a ideia de realizar a ação noturna, num local de fácil acesso na cidade. A ação será desenvolvida para todos aqueles que estiverem precisando, desde o motorista de ônibus, os lojistas que trabalham em horário comercial, pessoas que estiverem passando pelo local, entre outros. Esperamos todos vocês”, destacou o superintendente de Políticas Públicas LGBTI+, Pedro Rosa.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.