Casos de Covid avançam, mas horário no centro de testagem reduz em Nova Friburgo
Prefeitura informou que a mudança envolve procedimentos internos na Policlínica Dr. Sylvio Henrique Braune
02/06/22 - 11:03 | Atualizada em 02/06/22 - 14:35
.jpg)
Em meio a uma nova alta no número de casos de Covid-19 em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a prefeitura reduziu o horário de atendimento em 1h no único centro de testagem para a doença na cidade, que tem registrado filas frequentes.
De acordo com a secretaria de Saúde, "a mudança nos horários aconteceu devido à rotina do posto, que envolve o processamento de exames e também a limpeza do ambiente do laboratório".
Agora, os testes são realizados até o horário das 15h e não até às 16h, como eram feitos anteriormente.
As pessoas com sintomas podem procurar o laboratório da Policlínica Dr. Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, todas as segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 15h.
Nas terças, o horário de atendimento é ainda menor. Os testes são realizados das 10h às 15h. De acordo com o município, isso acontece porque as equipes fazem a coleta de carga viral no início da manhã.
A secretaria de Saúde reforça que os testes estão disponíveis apenas para quem está com como febre, cansaço, coriza, falta de ar, dor no corpo e dor de cabeça.
Reclamações na internet
Nas redes sociais da prefeitura, algumas pessoas reclamaram da mudança no horário da unidade, a partir desta quinta-feira, e querem alternativas para fazer os exames:
"Precisa reabrir outros pontos de triagem", pede um morador.
Já uma outra mulher sugere que os dias para testagem também sejam ampliados:
"Precisamos de testagem no final de semana."
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, por enquanto, a testagem continuará nas mesmas unidades: Policlínica do Suspiro (para pessoas sintomáticas), além do hospital Raul Sertã e da maternidade (apenas em casos especiais para pacientes em tratamento).
Sobre o quantitativo de testes disponíveis, a secretaria disse que a gestão tem uma quantidade suficiente para atender os moradores da cidade.
Casos na cidade
Em duas semanas, é possível notar um aumento considerável pela procura nas testagens para a Covid-19 no município.
Segundo o boletim emitido diariamente pela prefeitura, dos 31 testes realizados no dia 14 de maio, apenas um deu positivo.
Na semana seguinte, no dia 19, o número subiu para 139 exames, sendo que 32 deles deram positivo.
E esses números continuaram subindo. Nessa quarta-feira, 1º, foram realizados 459 testes, 134 deles ficaram positivados. Um crescimento de quase 30%.
Ainda segundo o boletim de casos, foram registrados dois novos óbitos em Nova Friburgo.
A taxa de ocupação dos hospitais da cidade também é preocupante. Do número total dos leitos de enfermarias das quatro unidades (uma pública e três particulares), mais da metade das vagas estão ocupadas (56,40%). Já nas UTIs, os dois leitos disponíveis no único hospital público do município estão ocupados (20%).
Veja outras notícias da região Serrana do Rio no Portal Multiplix.