MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Casos da variante delta disparam no estado do RJ; saiba em quais municípios ela foi detectada

Capital fluminense concentra a maioria dos diagnósticos de contaminação pela nova cepa

Por Redação Multiplix
19/07/21 - 11:29
Casos da variante delta disparam no estado do RJ; saiba em quais municípios ela foi detectada Estado do Rio de Janeiro concentra a maior parte dos diagnósticos da variante delta no Brasil | Foto: Banco de Imagem

Até domingo, 18, o estado do Rio de Janeiro contabilizava 74 casos confirmados de pessoas infectadas pela variante delta da Covid-19. O dado é do Ministério da Saúde e representa uma aceleração na quantidade de diagnósticos da nova cepa. Como comparação, até quinta passada eram cinco casos em todo o estado. No Brasil, são 97 pessoas que foram diagnosticadas com a variante.

A delta foi identificada até agora em 12 municípios fluminenses. Nenhum na área de cobertura do Portal Multiplix. São eles: Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Maricá, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, Seropédica e São João de Meriti.

A confirmação foi possível graças aos últimos resultados do projeto Corona-Ômica-RJ, um dos maiores do país, que realiza a análise mensal de cerca de 800 amostras de todo o estado.

No último sábado, o secretário Municipal de Saúde do Rio demonstrou preocupação, em publicação no Twitter, com o avanço da nova cepa. “Variante Delta realmente está se instalando no Rio”, disse Daniel Soranz. “Recebemos a confirmação de mais 15 resultados positivos do lab da UFRJ, um do DASA, com mais 7 que tínhamos da Fiocruz ao todos (SIC) 23 casos confirmados (na capital fluminense)”, explicou. O secretário pediu para que a população use máscara e evite exposição desnecessária.

Secretário Municipal de Saúde do Rio demonstrou preocupação com o avanço da variante deltaSecretário Municipal de Saúde do Rio demonstrou preocupação com o avanço da variante delta | Foto: Reprodução/Twitter

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) emitiu nota, também no Twitter, em que diz ser importante que os municípios continuem avançando no processo de vacinação contra a Covid-19 e que a população retorne para receber a segunda dose. “Estudos mostram que todas as vacinas disponíveis no Brasil são eficazes contra as variantes identificadas até o momento”, finaliza o comunicado da SES.

Situação mundial

A delta está presente em mais de cem países e gerou aumento de casos e mortes em países como Estados Unidos, Reino Unido, Portugal, Rússia e Indonésia, obrigando as autoridades a adotarem novas medidas de restrição para evitar novamente a disseminação do vírus.

Segundo estudos preliminares, a mutação indiana do Sars Cov-2 seria mais transmissível do que as outras variantes, além de gerar um maior risco de hospitalização e reinfecção.

Os dados apontam ainda que a delta tende a causar um quadro de sintomas um pouco diferente do habitual, mais parecido com um resfriado.

Os primeiros registros da delta no país ocorreram no estado do Maranhão, há quase dois meses, após um navio ter atracado no estado com seis tripulantes estrangeiros infectados.

Além do Rio (74) e do Maranhão (6), outros cinco estados tiveram casos da nova cepa diagnosticados: Paraná (9), São Paulo (3), Pernambuco (2), Goiás (2) e Minas Gerais (1).


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.