MENU

Portal Multiplix

Campanha Itinerante de vacinação antirrábica atende área rural de Nova Friburgo

Quase 1.500 animais já foram imunizados no 3° distrito

Por Redação Multiplix
05/07/18 - 17:09
Campanha Itinerante de vacinação antirrábica atende área rural de Nova Friburgo Cão sendo imunizado com vacina anti-rabica. | Divulgação

Agentes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, estão percorrendo áreas rurais com uma campanha de vacinação antirrábica itinerante. Durante todo o mês de julho, de segunda à sexta-feira, cães e gatos do distrito de Campo do Coelho serão imunizados gratuitamente contra a raiva.

A campanha itinerante irá até as localidades de Florândia da Serra, Cardinot, Fazenda Rio Grande, Conquista, Campo do Coelho e adjacencias. A partir do início do mês de agosto, a região de Vargem Alta será beneficiada, enquanto o cronograma para demais áreas rurais será divulgado futuramente. A zona urbana de Nova Friburgo também terá campanha de vacinação antirrábica, inicialmente prevista para acontecer em outubro.

Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde, Felipe Oliveira, 1.126 cães e 336 gatos, totalizando 1.462 animais já foram imunizados pela campanha itinerante nas localidades de São Lourenço, Barracão dos Mendes, Salinas, Fazenda Campestre, Três Picos e Santa Cruz.

RAIVA ANIMAL

A raiva animal é uma doença viral que pode ser transmitida entre cães e gatos. Humanos também podem ser contaminados, principalmente por meio da mordida destes animais. A vacina é a única forma de prevenção.

Os sintomas mais comuns da raiva são agressividade, tristeza, o animal tende a ficar de boca aberta, com muita salivação, recusa água e alimentos e tem dificuldade para engolir. Também é possível que ocorram sinais como falta de coordenação motora; convulsão; e paralisia das patas traseiras.