MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta quarta em todo o estado

Crianças e gestantes serão os primeiros a se vacinarem

Por Redação Multiplix
09/04/19 - 11:52 | Atualizada em 10/04/19 - 10:01
Campanha de vacinação contra gripe começa nesta quarta em todo o estado Campanha de vacinação contra influenza começa nesta quarta, 10 de abril, nos postos de saúde | Foto: Banco de Imagem

A influenza ou gripe é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus influenza, responsável por elevadas taxas de hospitalização em períodos mais frios. Para prevenir a doença, nesta quarta-feira, 10 de abril, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), lança a 21ª Campanha Nacional de Vacinação, mobilizando mais de 14 mil profissionais da área de saúde nos 92 municípios do estado do Rio. A meta é vacinar 4,8 milhões de pessoas e alcançar 90% do público-alvo.

Do dia 10 de abril a 19 de maio, a vacina será aplicada em crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade e gestantes. As doses estarão disponíveis, das 8h às 17h, em 1.845 postos de saúde em todo o estado. Em Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana do Rio, os postos também vão seguir o calendário de vacinação da campanha.

A vacinação dos demais grupos acontecerá do dia 22 de abril a 31 maio, tais como puérperas - até 45 dias após o parto, povos indígenas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, trabalhadores de saúde. E, no sábado, 4 de maio, acontece “o Dia D”, que será de mobilização nacional.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Boatos e notícias falsas atrapalham campanhas de vacinação

Campanha de vacinação em Teresópolis pretende imunizar 50 mil contra gripe

Friburgo: começa nesta quarta, 10, campanha de vacinação contra a influenza


A vacina contra a influenza é uma das medidas mais efetivas de prevenção em relação à doença e suas complicações. Para o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e a óbito. Segundo ele, as crianças, as gestantes e os adultos com 60 anos ou mais são os grupos mais vulneráveis, por isso precisam se proteger.

Importância da vacina

A influenza provoca hospitalização e mortes por infecção. A vacinação reforça o sistema imunológico da pessoa, constituindo-se num importante instrumento de prevenção contra a doença.

Quem será vacinado

Além do grupo já citado, também serão imunizados adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independentemente da idade. A vacina também será ofertada aos professores das escolas públicas e privadas.

Números no estado

A Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES informa que em 2018 foram notificados 233 casos de influenza, com 30 óbitos. Em 2019, não ocorreu nenhuma notificação da doença.

Sintomas

Inicia-se, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, de garganta, de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se, em geral, de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.