MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cabo Frio zera internações por Covid-19 na rede municipal de saúde

Última pessoa internada em Unidade de Pacientes Graves recebeu alta para a enfermaria na última terça

Por Mateus Marinho
25/11/21 - 10:11
Cabo Frio zera internações por Covid-19 na rede municipal de saúde Hospital São José Operário, em São Cristóvão, é uma das unidades de saúde que recebem pacientes com Covid-19 | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Pela primeira vez, desde o início da pandemia, a rede pública municipal de saúde de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, zerou o número de internações por Covid-19 nos leitos de Unidade de Pacientes Graves (UPG). O último paciente que estava internado em UPG foi transferido para enfermaria nessa terça-feira, 23.

Os 14 leitos de UTI do município estão vazios, sem nenhum paciente. Já na enfermaria são 30 leitos, com apenas um ocupado, o que corresponde a 3% dos leitos.

De acordo com a secretaria de saúde, o esquema de testagem em massa implementado na cidade possibilitou, em muitos casos, a detecção precoce da doença, permitindo a antecipação dos cuidados necessários e intervenções imediatas de isolamento para o controle do coronavírus.

“Até o momento, já realizamos 22.213 testes RT-PCR, destes 9.778 foram detectáveis. Já os testes rápidos foram 13.307 exames, sendo 6.095 reagentes. Nossa taxa de casos positivos caiu 24% comparada ao mês de abril”, explica o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.

Os testes de detecção do vírus podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia Saúde da Família (ESF) e na tenda de triagem na UPA.

Além do monitoramento constante da situação epidemiológica do município realizado pela Secretaria de Saúde, a melhoria do quadro de internações se deve também ao avanço da vacinação.

A cidade está atualmente com 90% da população imunizada com a primeira dose da vacina. Além disso, 66% do público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde está com o ciclo vacinal completo.

Neste momento, a cidade dá continuidade para imunização da segunda dose em pessoas que estão dentro do prazo e também para aqueles que perderam o prazo, e aplicação da dose de reforço em pessoas com 50 anos ou mais, além dos profissionais de saúde que tenham se imunizado com as duas doses há mais de cinco meses.

Além deste grupo, Cabo Frio segue realizando a repescagem em pessoas acima de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose da vacina. O calendário completo é divulgado no site da prefeitura.

De acordo com os dados da Covid-19 no município, a cidade está na Zona Laranja de contaminação. Foram registrados dois óbitos nas últimas 24h, e 11 nos últimos 30 dias. No total, Cabo Frio já registra 900 mortes por Covid-19.

Rede privada também registra baixo índice de internação

Não é só na rede pública de saúde de Cabo Frio que a situação está melhorando. Na rede privada também tem boas notícias. De acordo com dados da secretaria de saúde, o número de internações na rede privada é de 33%.

São três leitos de UTI no setor privado do município, e apenas um está ocupado. Já na enfermaria são sete leitos, e não há nenhum paciente, a enfermaria está zerada.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.